Viadutos Henriqueta Lisboa e Aníbal Machado, no bairro Palmares. Foto: Portal Uai.
A partir desta quinta-feira, 26 de novembro, quem passar pela Linha Verde estará percorrendo também trechos da história literária mineira. Uma trincheira e 11 dos 20 viadutos que ligam o centro de BH ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, pela Avenida Cristiano Machado e Anel Rodoviário serão batizados com nomes de poetas e escritores que marcaram o século 20.
O projeto chamado de "Linha Verde Literária" é de autoria do ex-prefeito Fernando Pimentel e será lançado amanhã pelo Governo de Minas, responsável pelas obras, com o evento “Arrastão da Poesia”. Para homenagear os autores serão distribuídos adesivos com frases extraídas de seus livros, em vários pontos da capital e também no aeroporto, entre 9h e 10h da manhã. Já o anúncio oficial será feito em uma cerimônia no Palácio da Liberdade, às 11h.
A pesquisa para escolha dos nomes foi coordenada pelo escritor Bartolomeu Campos de Queirós e os contemplados são: Fernando Sabino, Roberto Drummond, Henriqueta Lisboa, Carlos Drummond de Andrade, Murilo Rubião, Pedro Nava, Abgar Renault, Paulo Mendes Campos, França Júnior, Aníbal Machado, Otto Lara Resende e Hélio Pellegrino.
- Aeroporto de Confins
- Avenida Cristiano Machado - Hotel Ouro Minas e Minas Shopping
- Rodoviária de Belo Horizonte
- Praça Sete
- Avenida do Contorno com Avenida Olegário Maciel
- Avenida do Contorno com Avenida Prudente de Morais
- Avenida do Contorno com Rua da Bahia
- Avenida do Contorno com Avenida Nossa Senhora do Carmo
- Avenida Getúlio Vargas com Rua Pernambuco
- Avenida Getúlio Vargas com Rua Antônio de Albuquerque
- Avenida Cristóvão Colombo com Rua Sergipe
- Avenida João Pinheiro com Rua Bernardo Guimarães
- Avenida Afonso Pena - Praça Milton Campos
- Avenida Afonso Pena com Rua Tamoios
- Avenida Augusto de Lima com Rua Curitiba – Mercado Central
- Praça do Coração Eucarístico – próximo a PUCMinas
- Avenida Antônio Carlos – próximo à UFMG
- Avenida Mário Werneck – Shopping Paragem
Fontes: Agência Minas e Portal Uai
Muito bacana passar pela Linha Verde e relembrar nomes de grandes poetas e escritores mineiros. Muito justa a homenagem! Com o projeto "Linha Verde Literária", Aécio Neves confirma seu compromisso e preocupação com o Estado!
ResponderExcluirGrande iniciativa... Aécio Neves soube aproveitar a boa iniciativa do ex-prefeito, mais uam vez mostrando seu poder agregador.
ResponderExcluirnossa, um dos projetos viários mais bacanas que eu tenho conhecimento. Esse sr. Aécio, sempre nos surpreendendo! que venha 2010
ResponderExcluir