quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Linha Verde Literária - Viadutos homenageiam poetas e escritores mineiros


Viadutos Henriqueta Lisboa e Aníbal Machado, no bairro Palmares. Foto: Portal Uai.


A partir desta quinta-feira, 26 de novembro, quem passar pela Linha Verde estará percorrendo também trechos da história literária mineira. Uma trincheira e 11 dos 20 viadutos que ligam o centro de BH ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, pela Avenida Cristiano Machado e Anel Rodoviário serão batizados com nomes de poetas e escritores que marcaram o século 20.

O projeto chamado de "Linha Verde Literária" é de autoria do ex-prefeito Fernando Pimentel e será lançado amanhã pelo Governo de Minas, responsável pelas obras, com o evento “Arrastão da Poesia”. Para homenagear os autores serão distribuídos adesivos com frases extraídas de seus livros, em vários pontos da capital e também no aeroporto, entre 9h e 10h da manhã. Já o anúncio oficial será feito em uma cerimônia no Palácio da Liberdade, às 11h.

A pesquisa para escolha dos nomes foi coordenada pelo escritor Bartolomeu Campos de Queirós e os contemplados são: Fernando Sabino, Roberto Drummond, Henriqueta Lisboa, Carlos Drummond de Andrade, Murilo Rubião, Pedro Nava, Abgar Renault, Paulo Mendes Campos, França Júnior, Aníbal Machado, Otto Lara Resende e Hélio Pellegrino.

Pontos do Arrastão da Poesia:
  • Aeroporto de Confins
  • Avenida Cristiano Machado - Hotel Ouro Minas e Minas Shopping
  • Rodoviária de Belo Horizonte
  • Praça Sete
  • Avenida do Contorno com Avenida Olegário Maciel
  • Avenida do Contorno com Avenida Prudente de Morais
  • Avenida do Contorno com Rua da Bahia
  • Avenida do Contorno com Avenida Nossa Senhora do Carmo
  • Avenida Getúlio Vargas com Rua Pernambuco
  • Avenida Getúlio Vargas com Rua Antônio de Albuquerque
  • Avenida Cristóvão Colombo com Rua Sergipe
  • Avenida João Pinheiro com Rua Bernardo Guimarães
  • Avenida Afonso Pena - Praça Milton Campos
  • Avenida Afonso Pena com Rua Tamoios
  • Avenida Augusto de Lima com Rua Curitiba – Mercado Central
  • Praça do Coração Eucarístico – próximo a PUCMinas
  • Avenida Antônio Carlos – próximo à UFMG
  • Avenida Mário Werneck – Shopping Paragem

Fontes: Agência Minas e Portal Uai

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Rodrigo Maia: "escolha do candidato do PSDB à presidência não pode esperar até março"


Dep. Rodrigo Maia (RJ) - Presidente do DEM / Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A cúpula do PSDB se reuniu ontem para discutir a data limite para a escolha do seu candidato à presidência da República. Após o encontro, o presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE), sinalizou antecipar uma data. Mas o governador Aécio Neves já avisou que se retira em dezembro para candidatar-se ao senado por Minas Gerais, caso o PSDB não se manifeste.

O DEM também se reuniu para avaliar esse impasse no PSDB. O deputado Rodrigo Maia (RJ), que já declarou apoio a Aécio Neves, disse que se a estratégia de José Serra para anunciar o candidato em março for adotada, que fique claro para todos, mas que seu partido “nunca deixaria de fazer uma aliança com o PSDB por causa de prazos.”

Dos 27 diretórios do PSDB, só São Paulo e Bahia concordam com o calendário eleitoral proposto por Serra e ambos não compareceram à reunião. Os membros do DEM afinaram o discurso de apoio ao candidato tucano, seja ele qual for e quando for, para evitar especulações de racha na oposição.

Para Rodrigo Maia, a data é uma decisão do PSDB, “por que quem tem candidato a presidente são eles e não nós”, mas defende: “Tanto eu, quanto a maioria do partido, a maioria dos diretórios regionais do PSDB, todos entendem que, para ter palanques regionais organizados com a eleição presidencial, não dá para esperar até março do ano que vem.

Leia a matéria de Marcela Rocha, no Terra Magazine: "Certamente Serra vai reavaliar seus prazos, diz Rodrigo Maia"

Aécio Neves comenta visita de Ciro Gomes a BH

Depois de publicar um artigo no jornal O Globo, criticando o encontro dos pré-candidatos à presidência - Ciro Gomes e Aécio Neves - em BH, na última terça-feira, o jornalista Merval Pereira publicou uma carta do governador de Minas Gerais, sob o título "A visão de Aécio", onde este faz algumas considerações sobre a visita do deputado, o cenário político atual e o processo decisório do PSDB.

No artigo intitulado “Passo em falso”, de 17 de novembro, Merval comentou: “Os ataques de Ciro a Serra inviabilizariam o seu apoio a nível nacional a Aécio. Portanto, essa estratégia do governador mineiro não serve para nada, a não ser para criar um ambiente de constrangimento dentro do seu partido.”

Aécio rebateu, na carta publicada na íntegra no dia seguinte, que não pode ficar refém de interpretações apressadas, que acreditam que tudo o que ele faz é para atingir o governador paulista e vice-versa. E destacou que Ciro já esteve várias vezes em Minas, mas que esta foi a primeira em que não criticou Serra, atitude que condiz com sua postura em relação ao colega tucano.

“Estou surpreso com a repercussão do meu encontro com Ciro Gomes em Minas. E por uma única razão: não há nada de novo nele. Por várias ocasiões ele já reafirmou a possibilidade de retirar a sua pré-candidatura caso a minha venha a se concretizar.” – declarou Aécio.

E concluiu: “Em Minas, costuma-se dizer que, em política, devem brigar as ideias, não os homens. Por isso, durante o meu governo, o Palácio das Mangabeiras, residência oficial do governador do estado, vem recebendo deputados, senadores, governadores e ministros de todos os par tidos, inclusive da oposição. À luz do dia.”


Link para cadastrados no site O Globo: "A visão de Aécio"

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Aécio Neves - o melhor caminho

Mauro Santayana escreveu um artigo publicado no site JB Online sobre as características da política mineira. Citou exemplos de João Pinheiro, Benedicto Valladares e Juscelino. O texto defende que a política mineira se dá por um "caminho do meio", conciliador e articulador de conservadores e reformistas. “Governar pelo centro é conter os arroubos inconsequentes de uns e a reação histérica de outros, na ativa defesa dos interesses permanentes da nação” escreveu Santayana.
O governador Aécio Neves também foi citado no artigo que diz que Aécio sabe que “o objetivo da política é a soma, a aglutinação das pessoas em torno de projetos para o bem comum”.

Leia trechos do artigo:
“A disputa do poder não pode transformar-se em luta ensandecida, no confronto de posições antagônicas. É certo que haverá açodados, como sempre os houve, defendendo passos insensatos, ou retorno a algumas práticas do passado. Mas não é possível governar nos extremos”.

“A fronteira do entendimento, na política, é a da soberania do país. Cavalgando essa razão, Aécio não se põe como anti-Lula, mas disposto a avançar no mesmo projeto de Brasil”.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Aécio Neves sai na frente de Serra e Dilma em pesquisa do Vox Populi

A revista Isto É desta semana divulga uma pesquisa espontânea realizada pelo instituto Vox Populi, onde Aécio Neves aparece em segundo lugar entre os favoritos à presidência em 2010. O governador de Minas Gerais registrou 11% das intenções de voto, ficando atrás apenas de Lula, com 13%, que não pode disputar um terceiro mandato.

Na pesquisa espontânea, os nomes dos possíveis candidatos não são apresentados aos entrevistados. O governador de São Paulo, José Serra, ficou em terceiro lugar com 10% dos votos; Dilma Rousseff, obteve 6% e Ciro Gomes (PSB), 3%.

Com um discurso consistente, voltado para o desenvolvimento do Brasil, que reconhece os acertos do governo Lula, sem perder de vista o projeto do PSDB; um modelo de gestão eficiente, que o colocou em primeiro lugar na lista dos governadores com maior aprovação do Brasil e uma alta capacidade de conciliação, Aécio vem conquistando a confiança e o apoio de políticos de vários partidos, ministros da base governista e empresários.

Aécio cresce no jogo e torna-se uma alternativa real ao Planalto.

Leia mais no site da Isto É.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Aécio Neves - Infra-estrutura para Copa 2014

O governador Aécio Neves está empenhado em trazer para Belo Horizonte, partidas importantes da Copa 2014, dentre elas a abertura, jogos das semifinais e até mesmo a grande final do campeonato. O governo já começa a planejar a infra-estrutura necessária para a realização dos jogos, analisando questões como metrô e o aeroporto de Confins.

No vídeo abaixo, Aécio fala dos investimentos e projetos


Aeroporto

Em janeiro de 2010 vão começar as obras de ampliação do terminal 1 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves com investimentos de R$ 12 milhões, em seguida, será construído o terminal 2 que vai aumentar a capacidade de 5 para 12 milhões de passageiros por ano.

Entre as obras previstas, está a ampliação da pista em 600 metros, o que irá possibilitar o pouso e decolagem de aviões de portes maiores. Também serão instaladas novas esteiras de bagagem, novo sistema de ar condicionado; a área de desembarque será ampliada, com novas lojas de freeshop, além da conclusão do novo estacionamento, que já está em obras.

(Agência Minas 04/11/2009)

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A verdade sobre Aécio Neves - por Lauro Jardim e Ricardo Noblat

Dois respeitados jornalistas brasileiros publicaram em seus blogs notícias que colocam um ponto final nos boatos maldosos sobre Aécio Neves e sua namorada. Enquanto o governador de Minas Gerais vive um importante momento na política, surgem na internet mentiras publicadas com o objetivo de dificultar a ascensão de Aécio ao posto de candidato à Presidência da República.

Ricardo Noblat e Lauro Jardim desmentem notícias caluniosas em seus blogs e no Twitter:

Ricardo Noblat divulgou em seu Twitter em 02/11/2009:

www.twitter.com/blogdonoblat

Passei o dia atrás da história da suposta agressão de Aécio Neves à namorada. Ouvi 6 pessoas que estavam na festa do hotel Fasano.

Resposta delas: não viram nada. Há pouco, localizei Aécio e a namorada, Letícia. Os dois passam o fim-de-semana em Florianópolis.

"Isso é uma nojeira. Não aconteceu nada. Meu azar foi me apaixonar por um político," me disse Letícia. Aécio não quis comentar.

Letícia disse mais: "isso me parece exploração política." Berzoini, presidente do PT, deu a notícia no seu twitter.

Blog do Noblat em 03/11/2009

Aécio chama de "aleivosia" o que dizem dele na internet

Recebi há pouco da assessoria do governador Aécio Neves (PSDB), de Minas Gerais, transcrição de entrevista coletiva concedida por ele hoje. Além de perguntas sobre sua possível candidatura à sucessão de Lula e um eventual apoio do PTB, houve esta:

Qual é a fala do senhor sobre tudo que está na internet?

- Isso é uma aleivosia tão grande. Eu me sinto, claro, pessoalmente ofendido por isso, mas prefiro até nem comentar para não validar algo tão distante da minha prática cotidiana. Sempre fiz política e vou continuar fazendo no patamar muito superior a esse. E o que eu posso dizer é que é uma calúnia vergonhosa.

Decifrando a pergunta: foi publicado em blogs e no twitter que Aécio, durante uma festa no Hotel Fasano, no Rio de Janeiro, na semana retrada, empurrara e dera um tapa em Letícia, sua namorada.

Ele desmentiu a informação. Letícia também.

Lauro Jardim - Blog Radar on-line - 03/11/2009 - 6h02

Começou a baixaria - Eleições 2010

A insidiosa campanha de boatos na internet sobre Aécio Neves, que circula cm força na web desde o fim de semana, visa a atingir exatamente a característica mais festejada do governador mineiro: a capacidade de conciliação e de entendimento entre contrários.

A baixaria tenta também alcançar outra de suas marcas atestadas nas pesquisas de opinião - a boa imagem junto ao eleitorado feminino.

Enfim, está inaugurada no final de 2009 a era de baixarias na campanha 2010

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Carta Capital: Aécio quer ser presidente


Leiam a revista Carta Capital desta semana que traz o governador Aécio Neves na capa. Aécio reafirma que não aceita ser vice de José Serra e mostra que está pronto para ser o candidato do PSDB.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Juca Kfouri admite desavença pessoal com Aécio Neves e Letícia Weber desmente boato

Juca Kfouri admite que o boato publicado no dia 1º de novembro em seu blog sobre uma suposta agressão de Aécio Neves à sua acompanhante, a modelo catarinense Letícia Weber, não passa de um ataque pessoal ao governador mineiro. Segundo o “jornalista”, Aécio teria empurrado Letícia durante uma festa da Calvin Klein no hotel Fasano, no Rio de Janeiro, no dia 25 de outubro.

No entanto, vejam o que o próprio Kfouri afirmou ontem, em resposta a um dos comentários do post “Covardia de Aécio Neves”, que questionava a falta de provas da notícia: "Sempre é pessoal. Com ele, com o Ricardo Teixeira, com o Vanderlei Luxemburgo, Eurico Miranda, Agnelo Queiróz, Rafael Greca, Carlos Nuzman, sempre é pessoal... E, de fato, precisar não precisa."

Jornalistas que se aproveitam da popularidade para disseminar desavenças pessoais na mídia não merecem o nosso respeito. Não é à toa que Juca Kfouri não tem a mesma credibilidade de Ricardo Noblat. Este último, antes de se manifestar sobre a polêmica e de sair espalhando algo que lhe parecia bastante improvável, procurou apurar a verdade junto aos próprios envolvidos.

Noblat disse ontem no Twitter: “Passei o dia atrás da história da suposta agressão de Aécio Neves à namorada. Ouvi 6 pessoas que estavam na festa do hotel Fasano. Resposta delas: não viram nada. Há pouco, localizei Aécio e a namorada, Letícia. Os dois passam o fim-de-semana em Florianópolis.” (Vejam as fotos do casal em clima de romance: http://migre.me/at6g )

Mas, continuando com o @BlogdoNoblat: "’Isso é uma nojeira. Não aconteceu nada. Meu azar foi me apaixonar por um político’, me disse Letícia. Aécio não quis comentar. Letícia disse mais: ‘isso me parece exploração política.’"

O fato é que a oposição, fortemente armada com blogueiros e twiteiros de aluguel, aproveitou a oportunidade e fez o boato circular pela internet. O objetivo é muito claro: abalar o crescimento do pré-candidato à presidência pelo PSDB nas últimas pesquisas eleitorais. O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, foi o primeiro a botar lenha na fogueira no Twitter.

A web guerrilha começou e começou por baixo. Como não encontram motivos políticos para borrar a imagem de Aécio Neves, inventaram um pessoal. E estão usando esta fantástica ferramenta que é a internet para propagar seus delírios. Qual será o próximo golpe sujo que vão lançar? Mas olho, porque mentira tem perna curta e acusar sem provas pode dar até cadeia. Apelou perdeu!

Artigo relacionado:
Blog da Christina Lemos
"Aécio Neves: notícia de agressão à namorada é calúnia"