Como o 3º colocado tem 0,48%, disputa deve acabar em 1º turno
César Felício
O governador de Minas Gerais Antonio Anastasia (PSDB), que tenta a reeleição, ultrapassou o senador Hélio Costa (PMDB), que tem o apoio do PT, nas intenções de voto dos dois últimos institutos de pesquisa que ainda apontavam o pemedebista à frente do tucano. Segundo o Datatempo, instituto vinculado ao jornal "O Tempo", Anastasia chega a 39,6% do total, enquanto Costa atinge 35,4%. Apesar da diferença pequena, é quase certo que a eleição mineira terminará no primeiro turno: o terceiro colocado na pesquisa, José Fernando Aparecido (PV), está com apenas 0,48%.
Na pesquisa feita pelo instituto de pesquisa do jornal "Estado de Minas", Anastasia também está com 40% e Hélio Costa com 33%. Os jornais não publicaram ontem o levantamento para o Senado, mas de acordo com a pesquisa do Ibope divulgada anteontem o ex-governador Aécio Neves (PSDB) está virtualmente eleito para a primeira vaga, com 67% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente e ex-governador Itamar Franco (PPS) aparece com 44% e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), com 30%. No levantamento do Ibope, Anastasia e Hélio Costa oscilaram dentro da margem de erro. O tucano apareceu com 42% e o pemedebista com 34%.
Desde anteontem Anastasia começou a divulgar o vídeo em que o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), candidato presidencial por duas vezes, anuncia o seu apoio. "O Brasil sempre teve grande admiração por Minas. Aécio e Anastasia mostraram um jeito novo de governar, e por isso sempre tiveram o meu apoio e o do PSB. Se você acha que por esta razão eu vou pedir votos para o Anastasia, nada disso. Como amigo de Minas, eu sei muito bem que o mineiro sabe ouvir as pessoas de fora que gostam de Minas, mas na hora de decidir, as questões de Minas são decididas em Minas", afirmou Ciro em sua mensagem, se ajustando a um dos eixos da estratégia da campanha televisiva de Anastasia: a de, indiretamente, caracterizar a candidatura do adversário como uma iniciativa gestada em Brasília. Na propaganda de Hélio Costa, é destacado a todo o momento o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da candidata presidencial do PT, Dilma Rousseff.
Nenhum comentário:
Postar um comentário