quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Anastasia seria eleito no primeiro turno, diz Datafolha
Na pesquisa estimulada, a candidatura de Antonio Anastasia cresceu e atingiu 43% das intenções de voto. O candidato do PMDB, Hélio Costa caiu para 36%. A diferença entre os dois candidatos que era de cinco foi ampliada para sete pontos percentuais.
Os números do Datafolha mostram que o crescimento da candidatura de Anastasia é consistente. Em dois meses de campanha, o governador cresceu 25 pontos percentuais. O candidato do PMDB apresenta situação oposta. Ele caiu oito pontos no mesmo período. Em caso de eventual segundo turno, o governador Antonio Anastasia também seria reeleito, segundo o Datafolha. Ele tem 48% das intenções de voto, contra 40% do outro candidato. Do total de entrevistados pelo instituto, 12% ainda estão indecisos.
A liderança de Antonio Anastasia na disputa pelo Governo de Minas já foi confirmada por cinco institutos de pesquisas, que também apontam tendência de crescimento das intenções de voto. Além do Datafolha, Ibope, EM Data, DataTempo/CP2 e Nexus também divulgaram pesquisas mostrando que o governador é o preferido dos eleitores mineiros.
Senado
Ainda de acordo com o Datafolha, os candidatos da coligação “Somos Minas Gerais” ao Senado, Aécio Neves e Itamar Franco deverão ser eleitos no próximo domingo. Aécio mantém a preferência de 67% dos eleitores mineiros e Itamar Franco está com 43%, enquanto o terceiro colocado está com 34%. Neste ano, os eleitores votarão em dois senadores.
Considerando os votos válidos, Aécio está com 43% dos votos e Itamar 28%. O terceiro colocado com 22%. A nova pesquisa Datafolha ouviu 2.044 eleitores nos dias 28 e 29 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TRE-MG com o número 76.361/2010.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Anastasia e Aécio reafirmam compromisso com interesses de Minas
O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, convocou os eleitores mineiros que ainda não decidiram o voto a assistirem aos últimos programas eleitorais do primeiro turno, que serão veiculados nas emissoras de rádios e TV, hoje e amanhã (29 e 30/09). Anastasia alertou que os eleitores devem conhecer as reais propostas dos candidatos para que não sejam iludidos com falsas promessas de campanha. O programa eleitoral gratuito é transmitido nas rádios às 7h e ao meio dia e nas TVs, às 13h e 20h30. Hoje, será veiculado o último programa dos candidatos a governador, senador e deputados. Amanhã, será veiculado o último programa dos candidatos à Presidência da República.
“Os indecisos devem se informar pelo programa eleitoral. Ainda vamos ter visitas ao interior, à Região Metropolitana, a imprensa continua cobrindo. Então, aos indecisos, o que peço é tão somente que conheçam os candidatos. Conheçam suas propostas, vejam com quem está a verdade, quem faz propostas verdadeiras, propostas realistas, e não que estão vendendo ilusões ou fantasias. É isso que peço aos indecisos, para que conheçam bem e conhecendo, eu tenha a esperança de receber também deles, o voto”, afirmou o governador após debate entre os candidatos ao Governo de Minas transmitido pela Rede Globo, na noite desta terça-feira (28/09).
Compromisso com a verdade
À frente em todas as pesquisas de intenção de votos dos eleitores, Antonio Anastasia afirmou que continuará, com muita humildade e serenidade, percorrendo as cidades mineiras para levar suas propostas de governo aos eleitores até o último dia de campanha.
“Vamos continuar conversando com muita serenidade com muita humildade. Isso vai ajudar especialmente aqueles que ainda estão indecisos para definirem aquele candidato que é o melhor para dar continuidade aos bons programas que fizemos, que Aécio iniciou e que eu estou dando continuidade agora”, afirmou o governador.
O governador afirmou que os mineiros têm consciência de que devem escolher para conduzir o futuro de Minas o candidato comprometido com a verdade e com os interesses do Estado.
“A minha candidatura não é uma candidatura de ilusão, de fantasia, de falsas promessas. É uma candidatura baseada em realidade. É uma candidatura comprometida com a verdade, com os dados verdadeiros, com aquilo que existe na realidade e os mineiros sabem. Os mineiros têm plena consciência do que existiu, do muito que fizemos e do que ainda tem que ser feito. Eu tenho um compromisso com o que digo e o compromisso com as nossas posturas e ações”, afirmou.
Orgulho dos mineiros
O ex-governador Aécio Neves convocou os mineiros a depositar, mais uma vez, o voto de confiança em Antonio Anastasia. Otimista com o desempenho do governador nas pesquisas eleitorais, Aécio Neves afirmou que os mineiros se orgulharão do próximo governo de Anastasia.
“Estou muito otimista, porque a nossa campanha teve um objetivo: mostrar que é possível, com planejamento e com ousadia, fazer muito. Os mineiros reconhecem o que foi feito e é possível fazer mais ainda. E meu otimismo maior é porque Anastasia, eleito, pegará o governo em condições de fazer Minas avançar ainda mais. Passamos por um momento virtuoso da vida mineira, de crescimento econômico, de crescimento de indicadores sociais. Por mais que isso contrarie alguns de nossos adversários, basta andar por Minas que isso é perceptível. A população mineira vincula o êxito do nosso governo àquele que foi um dos mais importantes artífices dessa construção, o governador Anastasia. Estou muito confiante já pensando nos próximos anos de um governo que vai orgulhar todos os mineiros”, afirmou Aécio Neves.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Aécio e Itamar consolidam liderança na disputa para o Senado
A nova pesquisa para o Senado, realizada pelo instituto Data Tempo/CP2 e divulgada nesta terça-feira (28/09) pelo jornal O Tempo, mostra que o ex-governador Aécio Neves e o ex-presidente Itamar Franco consolidaram a liderança na preferência dos eleitores mineiros. Nas eleições de 3 de outubro, os mineiros irão eleger dois senadores.
Segundo o Data Tempo/CP2, Aécio Neves está à frente das intenções de voto com 72% da preferência do eleitorado. O ex-presidente Itamar Franco aparece em segundo lugar com 43,6%.
Na medição espontânea, quando o nome dos candidatos não é apresentado aos eleitores no momento entrevista, os candidatos da coligação “Somos Minas Gerais” também lideram. Aécio Neves foi citado por 55,9% dos eleitores e o ex-presidente Itamar Franco ficou com 33,1% das intenções de voto.
A nova pesquisa Data Tempo/CP2 foi realizada entre os dias 22 e 24 de setembro. Foram ouvidos 2.081 eleitores. A margem de erro é de 2,15 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 32.178/2010.
Ibope
A pesquisa Data Tempo/CP2 confirma a preferência por Aécio Neves e Itamar Franco para o Senado, já apontada pelos outros institutos. Em pesquisa Ibope, divulgada nesta segunda-feira, Aécio Neves está com 69% e Itamar Franco 44% na preferência dos eleitores de Minas. Já o candidato que aparece em terceiro lugar caiu para 29%. Considerando apenas os votos válidos, Aécio Neves continua em primeiro lugar, com 46% das intenções de voto, seguido por Itamar Franco com 30% das intenções. Já o terceiro colocado aparece apenas com 19%.
A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 23 e 25 de setembro. Foram entrevistados 2.002 eleitores em Minas. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 74106/2010.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Anastasia destaca que ele, Aécio e Itamar trabalham com a verdade
O governador Antonio Anastasia afirmou, nesta segunda-feira (27/09), que desde o início do processo eleitoral, as campanhas à sua reeleição e a de Aécio Neves e Itamar Franco ao Senado trabalharam com a verdade tanto nas propostas apresentadas aos mineiros quanto nos programas eleitorais e nos apoios políticos que receberam nestes últimos três meses. Em Uberlândia (Triângulo Mineiro), ao lado do ex-governador Aécio Neves, Anastasia disse que os eleitores estão reconhecendo a forma sincera e limpa com que os candidatos da Coligação “Somos Minas Gerais” estão trabalhando durante a campanha eleitoral.
“Vamos manter a mesma estratégia traçada desde o início da campanha. Estamos trabalhando sempre com a verdade. Na propaganda eleitoral, com nossos apoios, entre os candidatos a deputado estadual e federal, andando Minas com Aécio e Itamar. Com nossas lideranças políticas, prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, de maneira muito verdadeira, carinhosa e otimista. Estamos tendo o reconhecimento das pessoas. As pessoas que estão vendo exatamente o que foi feito ao longo do governo, nestes últimos anos”, afirmou Anastasia.
Após passar por Coromandel e Araguari, Anastasia se surpreendeu com a grande festa preparada para recebê-lo em Uberlândia. Ainda no aeroporto, o governador comentou os resultados das pesquisas que o colocam na liderança e com boa vantagem sobre o segundo colocado.
“Estou muito feliz e continuo com esse compromisso com Minas Gerais, para fazermos um trabalho firme, dando sequência ao que o governador Aécio Neves fez ao longo dos últimos anos. Agora, primeiro, vamos vencer as eleições. Estamos com muito pé no chão, com muita realidade, otimismo, mas também com muita humildade para continuarmos trabalhando firmes para que no dia 3 de outubro, no próximo domingo, possamos ter a vitória eleitoral”, afirmou.
A pesquisa Ibope divulgada também na noite de hoje, traz Anastasia com 46% das intenções de voto contra 33%, do segundo colocado. Segundo o Ibope, Antonio Anastasia seria eleito no primeiro turno com 57% dos votos válidos.
A nova pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 23 e 25 de setembro. Foram entrevistados 2.002 eleitores em Minas. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 74106/2010.
Segurança
Em Uberlândia, Anastasia falou das propostas para a segurança pública previstas em seu Plano de Governo. Entre as ações está o aumento dos efetivos das polícias Militar e Civil, o reforço do programa Cinturão de Seguranças nas cidades de divisa com outros estados e a implantação do programa Segurança no Campo.
Anastasia lembrou que, Minas, em relação ao orçamento, foi o estado que mais investiu em segurança entre todos os estados brasileiros. O governador cobrou, ainda, a participação do governo federal nos investimentos em segurança pública.
“Conseguimos tornar Minas Gerais o estado que mais investe em segurança pública em relação ao seu orçamento de todos os estados brasileiros. Conseguimos iniciar um processo de integração das polícias, que é um modelo. Vamos fortalecer um projeto que já existe, de cinturão de segurança, e mais uma vez cobrar do governo federal uma ação mais incisiva na segurança pública. Até o momento, lamentavelmente, nada foi feito por parte da esfera federal, inclusive a não alocação dos recursos do Fundo Penitenciário e do Fundo de Segurança”, disse.
Hospital Municipal
Anastasia também ressaltou os investimentos em saúde realizados pelo Governo do Estado em Uberlândia. Segundo ele, com a entrada em operação do Hospital Municipal, que está sendo construído numa parceria entre Estado e município, o Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Uberlândia, terá mais condições para atender as demandas regionais. O Governo do Estado está investindo R$ 28 milhões na construção do Hospital Municipal e compra de equipamentos.
“Uberlândia, portanto, terá uma cobertura total de saúde pública. Terá equipes de programa de saúde da família, equipes intermediárias de unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento e terá dois grandes hospitais. Um hospital regional, que é o hospital das clínicas, já existente, em parceria com o Governo do Estado e da universidade e um grande hospital, o municipal, o mais moderno hospital público de Minas Gerais e um dos melhores do Brasil”, afirmou.
Em Uberlândia, Anastasia e Aécio Neves, acompanhado do prefeito Odelmo Leão e de lideranças políticas, participaram de carreata e fizeram uma caminhada no centro da cidade. Lá, visitaram o terminal central de ônibus, onde cumprimentaram lojistas. Durante a caminhada, eles foram cumprimentados por um grupo de surdos e mudos.
Educação
Em Coromandel, os candidatos tiveram a grata surpresa de ouvir as palavras de agradecimento de Vera Lúcia Guimarães, diretora da escola Osório de Morais, considerada a melhor escola estadual de ensino fundamental de Minas Gerais, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Ideb), do Ministério da Educação (MEC). A diretora da escola, que tem turmas de primeira à quinta-série do Ensino Fundamental, estava acompanhada de dois alunos, Kauane e Bernard, que entregaram um presente ao governador.
“Temos muito o que agradecer ao Governo de Minas pela colaboração que tem dado às escolas estaduais, principalmente, a nossa escola. A Escola Osório de Morais sempre recebeu o apoio do Governo de Minas e temos todo esse mérito graças ao esforço de Aécio Neves e Anastasia. Nós só temos que caminhar numa trajetória que já deu certo”, afirmou a diretora.
Em Coromandel, Anastasia e Itamar foram recepcionados pela prefeita Dione Maria Peres (PMDB) e lideranças locais. Os candidatos foram saudados por um buzinaço e saíram do aeroporto em carreata, formada por pelo menos 100 veículos.
Ao longo de todo o percurso, os candidatos eram cumprimentados pela população que acenava e gritava palavras de apoio. Anastasia fez um discurso de improviso para agradecer a recepção calorosa dos moradores de Coromandel.
Araguari
Em Araguari, Anastasia e Itamar encontraram-se com o ex-governador Aécio Neves. Sob forte chuva, os candidatos foram recebidos pelo prefeito da cidade, Marcos Coelho (PMDB), e por 200 pessoas, entre apoiadores e lideranças municipais.
O prefeito de Araguari, Marcos Coelho (PMDB), mesmo sendo de partido de oposição, ressaltou os inúmeros investimentos realizados pelo Governo de Minas nos últimos anos e destacou a parceria firmada com o Estado.
“Tenho muito respeito pelo Anastasia. Temos um bom relacionamento de amizade e ele tem contribuído sobremaneira para o município. Asfaltamento, obras de infraestrutura e essa parceria tem se mostrado forte nesses últimos oito anos”, afirmou o prefeito.
Do aeroporto, Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco seguiram até o Mercado Municipal da Avenida Afonso Pena, no centro da cidade para uma pequena caminhada, onde a todo o momento eram parados pelos eleitores que cumprimentavam os candidatos e pediam para tirar fotos.
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Anastasia: decisão final no dia 3 de outubro será do povo mineiro
A nova pesquisa Datafolha divulgada na noite de ontem mostra que o governador Antonio Anastasia ampliou a vantagem sobre seu adversário Hélio Costa, do PMDB. Segundo Datafolha, a preferência por Anastasia é de 42% das intenções de voto em Minas, contra 37% do outro candidato. Na pesquisa anterior, o governador tinha 40%.
Anastasia disse que entra otimista na reta final da campanha e que o reconhecimento dos eleitores é que promoveu a virada de sua campanha em Minas Gerais. O governador afirmou aguardar com serenidade a confirmação nas urnas pelo povo mineiro da sua liderança apontada nas pesquisas.
“Sentimos nas visitas ao interior, no contato com as pessoas, uma receptividade muito grande. Sempre reitero que a decisão final é aquela que o povo mineiro, os eleitores mineiros vão acolher no dia 3 de outubro. Estamos muito tranquilos e serenos com a nossa campanha e com as nossas propostas”, afirmou Antonio Anastasia.
A liderança de Antonio Anastasia na disputa pelo Governo de Minas já foi confirmada por cinco institutos de pesquisas. Além do Datafolha, Ibope, EM Data, DataTempo/CP2 e Nexus também divulgaram pesquisas nesta semana mostrando que o governador é o preferido dos eleitores mineiros. A 10 dias das eleições, Anastasia afirmou que continuará viajando por diversas cidades do interior para levar as propostas de seu Plano de Governo para os próximos quatro anos.
“Vamos continuar trabalhando da forma que viemos desde o início da campanha, de maneira muito responsável, muito tranquila, com o pé no chão, com muita humildade, com muita sobriedade”, disse o governador.
Hoje Antonio Anastasia visita os municípios de Guanhães (Vale do Rio Doce), Capelinha e Diamantina (Vale do Jequitinhonha). Em Diamantina, ele estará acompanhado do ex-governador Aécio Neves, do ex-presidente Itamar Franco, candidatos ao Senado, e do candidato à Presidência, José Serra. No sábado, está prevista uma grande manifestação da coligação Somos Minas Gerais em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
Liderança reafirmada
A nova pesquisa Datafolha também mostra que o governador seria reeleito no primeiro turno. Considerando apenas os votos válidos, Anastasia tem 51% das intenções contra 44% de Hélio Costa. Para ser eleito no primeiro turno, o candidato precisa ter 50% dos votos válidos mais um voto.
Os números do Datafolha mostram que o crescimento da candidatura de Antonio Anastasia é consistente. Em dois meses de campanha, o governador cresceu 24 pontos percentuais. O candidato do PMDB apresenta uma situação oposta. Ele caiu sete pontos no mesmo período. Em caso de eventual segundo turno, o governador Antonio Anastasia também seria reeleito, segundo o Datafolha. Ele tem 47% das intenções de voto, contra 42% do outro candidato.
Senado
O Datafolha também confirmou a liderança de Aécio Neves e Itamar Franco na disputa para o Senado. Aécio tem a preferência de 67% dos eleitores mineiros e Itamar Franco está com 43%, enquanto o terceiro colocado está com 32%. Neste ano, os eleitores irão eleger dois senadores.
Considerando os votos válidos, Aécio está com 44% dos votos e Itamar 28%. O terceiro colocado com 21%. A nova pesquisa Datafolha ouviu 1.974 eleitores nos dias 21 e 22 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TRE-MG com o número 73.576/2010.
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Anastasia lidera em todas as pesquisas e recebe apoio de Ciro (Valor)
César Felício
O governador de Minas Gerais Antonio Anastasia (PSDB), que tenta a reeleição, ultrapassou o senador Hélio Costa (PMDB), que tem o apoio do PT, nas intenções de voto dos dois últimos institutos de pesquisa que ainda apontavam o pemedebista à frente do tucano. Segundo o Datatempo, instituto vinculado ao jornal "O Tempo", Anastasia chega a 39,6% do total, enquanto Costa atinge 35,4%. Apesar da diferença pequena, é quase certo que a eleição mineira terminará no primeiro turno: o terceiro colocado na pesquisa, José Fernando Aparecido (PV), está com apenas 0,48%.
Na pesquisa feita pelo instituto de pesquisa do jornal "Estado de Minas", Anastasia também está com 40% e Hélio Costa com 33%. Os jornais não publicaram ontem o levantamento para o Senado, mas de acordo com a pesquisa do Ibope divulgada anteontem o ex-governador Aécio Neves (PSDB) está virtualmente eleito para a primeira vaga, com 67% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente e ex-governador Itamar Franco (PPS) aparece com 44% e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), com 30%. No levantamento do Ibope, Anastasia e Hélio Costa oscilaram dentro da margem de erro. O tucano apareceu com 42% e o pemedebista com 34%.
Desde anteontem Anastasia começou a divulgar o vídeo em que o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), candidato presidencial por duas vezes, anuncia o seu apoio. "O Brasil sempre teve grande admiração por Minas. Aécio e Anastasia mostraram um jeito novo de governar, e por isso sempre tiveram o meu apoio e o do PSB. Se você acha que por esta razão eu vou pedir votos para o Anastasia, nada disso. Como amigo de Minas, eu sei muito bem que o mineiro sabe ouvir as pessoas de fora que gostam de Minas, mas na hora de decidir, as questões de Minas são decididas em Minas", afirmou Ciro em sua mensagem, se ajustando a um dos eixos da estratégia da campanha televisiva de Anastasia: a de, indiretamente, caracterizar a candidatura do adversário como uma iniciativa gestada em Brasília. Na propaganda de Hélio Costa, é destacado a todo o momento o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da candidata presidencial do PT, Dilma Rousseff.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Anastasia propõe novos programas para ampliar conquistas sociais
O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, apresentou nesta quarta-feira (22/09), durante entrevistas a três emissoras de rádio de Belo Horizonte, diversos pontos de seu Plano de Governo, que foi lançado no início deste mês com 365 compromissos com os mineiros para os próximos quatro anos. O governador ressaltou que os últimos oito anos foram extremamente positivos para Minas Gerais, com a apresentação de resultados expressivos em todas as áreas das políticas públicas.
Anastasia lembrou que este trabalho à frente do Governo do Estado é reconhecido pelos mineiros e a grande proposta é avançar nesses programas, com grandes inovações. “É por isso que queremos continuar e dar mais avanços a esses programas que fizemos em Minas nos últimos anos”, afirmou o governador, que concedeu entrevista às Rádios Liberdade FM, Band News FM e CBN.
A segurança pública foi um dos principais temas abordados pelo governador Antonio Anastasia, que chegou a ocupar o cargo de Secretário de Defesa Social, no primeiro mandato do governador Aécio Neves. Ele destacou que o modelo de segurança pública implantado em Minas, e tido como modelo pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, foi fundamental para reduzir os indicadores de criminalidade a patamares de 10 anos atrás.
Segurança
Ele lembrou que uma das ações inovadoras de Minas Gerais foi o processo de integração das ações das polícias Militar e Civil, principalmente nas áreas de inteligência e políticas de prevenção à criminalidade.
“Mais importante que essa unificação foi o trabalho de inteligência e coordenação da ação dessas polícias, e ao mesmo tempo programas preventivos como o Fica Vivo! O resultado foi a queda dos indicadores de criminalidade, que voltaram aos níveis de 1999. Temos que melhorar mais estes índices, para que as pessoas se sintam seguras”, disse Anastasia.
As propostas do Plano de Governo do governador para os próximos quatro anos incluem a continuidade do processo de aumento do efetivo das polícias, que tiveram o acréscimo de 10 mil homens nos últimos anos. Anastasia também quer ampliar o programa Cinturão de Segurança nas divisas de Minas para impedir a migração do crime organizado de outros estados. Da mesma forma, o plano propõe uma ação mais ostensiva nas zonas rurais do interior do Estado e o combate e a repressão ao tráfico de drogas.
“Criamos este programa chamado Cinturão de Segurança, fortalecendo as Polícias Civil e Militar exatamente nas fronteiras do Estado e vamos aprimorá-lo. Estou propondo no Plano de Governo um novo programa chamado Segurança Rural, para proteger aquelas pessoas que vivem na zona rural e onde nós temos um número menor de efetivo e, ao mesmo tempo, temos que combater o consumo de drogas como o crack, por meio da prevenção, a repressão, através da Polícia Civil e também oferecer a parte terapêutica aos dependentes químicos”, afirmou Antonio Anastasia.
Saúde
O governador Antonio Anastasia destacou, durante as entrevistas, a importância das parcerias com as prefeituras e outras entidades para melhorar o atendimento à população de Minas Gerais na área de saúde. Além da construção de novos hospitais regionais, ele destacou que o seu Plano de Governo terá como principal objetivo a redução dos indicadores de mortalidade infantil e materna. Nos últimos anos, Minas Gerais já apresenta reduções nestes indicadores melhores do que a média nacional.
“Vamos continuar investindo muito em saúde. Estamos fazendo agora o Hospital Metropolitano do Barreiro, em parceria com Prefeitura de Belo Horizonte e investindo muito para reduzir os indicadores, por exemplo, de mortalidade infantil, de mortalidade materna, melhorando a saúde dos idosos com programa como o Mais Vida. Portanto, estamos desenvolvendo essas inovações. A saúde é uma prioridade fundamental”, afirmou.
Educação e valorização dos professores
Considerada um das maiores prioridades do Plano de Governo para os próximos quatro anos, a educação continuará tendo uma atenção especial, principalmente na melhoria das estruturas físicas das escolas, reforço escolar para os alunos e na valorização dos professores e profissionais do setor. O governador Antonio Anastasia lembrou que Minas Gerais lidera no país o ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação (MEC).
Depois da universalização do acesso à educação básica, o maior foco do Governo do Estado nos próximos quatro anos, de acordo com Antonio Anastasia, será o Ensino Médio, com os programas destinados à contenção da evasão escolar e a melhoria da qualidade de ensino. Todos estes projetos passam pela valorização da carreira do Magistério.
“Houve uma evolução, mas essa evolução tem que continuar ainda mais e isso passa pela valorização da carreira do Magistério, tornando-a mais atraente. Temos que melhorar o ensino médio, com a contenção da evasão escolar. E para isso, criamos o programa Poupança Jovem para prestigiar os nossos alunos do ensino médio nas escolas públicas, que passam a ser o maior foco do Estado nos próximos anos. Queremos o primeiro lugar no Ensino Médio, assim como ocorreu no Ensino Fundamental”, disse o governador.
Valorização do Servidor
Antonio Anastasia destacou, ainda, o trabalho desenvolvido pelo Governo de Minas nos últimos oito anos para atender às reivindicações históricas dos servidores públicos estaduais e para a valorização da carreira. Os resultados diretos puderam ser observados com a regularização do pagamento dos salários em dia, do décimo terceiro em parcela única e no reajuste para todas as categorias.
Para avançar nestas conquistas, o Plano de Governo para os próximos quatro anos prevê o envio de um projeto de lei à Assembleia Legislativa para que o reajuste do funcionalismo possa ser feito, como base na variação da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
“Os servidores são testemunhas do esforço feito pelo governo e há o meu compromisso, no Plano de Governo, de apresentar novamente à Assembleia, como fizemos em 2006, o projeto de lei, agora com as reformas necessárias, adequações, para que os servidores tenham os reajustes anuais com base na variação do ICMS. O ICMS é o grande tributo do Estado e como a arrecadação tem subido, tenho certeza que os reajustes também serão muito positivos a partir de 2011”, disse Antonio Anastasia.
Geração de Empregos
Durante as entrevistas às emissoras de rádio, o governador revelou que gostaria de ser reconhecido, no futuro, pelo grande número de empregos gerados em Minas Gerais e pela redução das desigualdades regionais. Segundo ele, depois de todos os investimentos que foram realizados em infraestrutura, o grande objetivo é conseguir diversificar a economia do Estado, com a agregação de valor aos produtos. Estes são os pilares do programa que prevê a criação das Zonas de Desenvolvimento Regional, previsto no Plano de Governo.
“Tenho uma grande vontade de ser reconhecido como o governador dos empregos. Vamos continuar nos esforçando porque ainda temos muitas desigualdades regionais no Estado e temos a necessidade cada vez maior de diversificar a economia de Minas e agregar valor aos nossos produtos. Com a infraestrutura pronta, podemos atrair empresas e conceder incentivos tributários e de crédito específicos, em troca da garantia da geração de empregos e da atração de uma cadeia de fornecedores. Isso vai gerar uma situação econômica muito positiva para Minas”, concluiu Antonio Anastasia.
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Estadão: Anastasia segue na liderança em Minas, aponta Ibope
Em um eventual segundo turno, Anastasia teria 40% contra 34% de Hélio Costa. 20% disseram não saber em quem votar e 7% declararam votar em branco ou nulo.
Senado
O ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) continua liderando a disputa pelo Senado com 67% das intenções de voto. Seu companheiro de chapa, o ex-presidente Itamar Franco (PPS), registra 44% e Fernando Pimentel (PT) tem 30%. Os demais candidatos aparecem com, no máximo, 2% das intenções de voto. 14% citaram apenas um candidato, 29% estão indecisos e 9% pretendem votar em branco ou nulo.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Anastasia entra em contato direto com o eleitor na reta final
Os candidatos da coligação “Somos Minas Gerais” entram na reta final da campanha com uma intensa agenda de viagens pelo interior de Minas. Nesta segunda-feira (20/09), Anastasia estará nos municípios de Januária e Pirapora, no Norte do Estado, acompanhado dos candidatos ao Senado Aécio Neves e Itamar Franco. O ex-governador também visita os municípios de Várzea da Palma e Nanuque. Durante a semana, os candidatos ainda irão percorrer dezenas de cidades em diversas regiões de Minas.
Faltando 15 dias para as eleições, Anastasia manterá o diálogo com os eleitores do Estado, apresentando os compromissos do seu Plano de Governo para os próximos quatro anos. As propostas buscam inovar a gestão pública, abrindo espaço para a participação popular na construção de ações e programas que possam dar continuidade aos avanços obtidos nos governos Aécio/Anastasia.
O contato direto com os eleitores do Estado foi determinante para que o governador assumisse a liderança nas principais pesquisas sobre a sucessão em Minas Gerais. Na semana passada os institutos Ibope e Datafolha mostraram que Anastasia, Aécio e Itamar lideram as intenções de voto no Estado. Eles têm sido recebidos calorosamente pela a população em todas as cidades que visitam, levando uma multidão às ruas.
Pés no chão
Presidente do PSDB de Minas Gerais e um dos coordenadores da campanha do governador Antonio Anastasia, o deputado Narcio Rodrigues disse que os candidatos da coligação “Somos Minas Gerais” continuarão priorizando o contato direto com os eleitores e mantendo o debate de ideias e propostas, sem ataques pessoais contra os adversários.
“Toda nossa campanha tem sido feita literalmente com os pés no chão, no contato direto com o eleitor e apresentando os novos compromissos que assumimos com a população. O governador Anastasia é um homem simples e sereno, e os eleitores têm reconhecido nele as melhores qualidades do povo mineiro. Nossos candidatos Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco têm sido recebidos em todas as regiões com grande afeto e reconhecimento pelo trabalho que fazem por Minas”, disse Narcio.
Ele respondeu também a declaração feita pelo coordenador da campanha da coligação adversária, Anderson Adauto, do PMDB, que acusou altos gastos na campanha de Anastasia.
“O que os jornais e a TV mostram é exatamente o contrário do que ele diz. O que temos visto são os nossos adversários em palcos grandiosos, com iluminação e estruturas usadas em grandes shows. São eventos que, claramente, custam muito dinheiro e demandam a contratação de profissionais caros. Já Anastasia, Aécio e Itamar optaram por ter um contato direto com as pessoas, caminhando pelas ruas e conversando com a população. Nossos encontros têm sido modestos, mas sinceros, e, o principal, com grande participação dos eleitores”, disse Narcio.
Liderança nas pesquisas
A última pesquisa Datafolha confirmou a liderança de Antonio Anastasia na preferência dos eleitores mineiros, já apontada pelo Ibope. Na pesquisa Datafolha, o governador assumiu a liderança com 40% das intenções de votos na disputa pelo Governo de Minas, mostrando crescimento de 23 pontos percentuais em pouco mais de um mês. Os números também mostram que o candidato do PMDB, Hélio Costa, continua caindo nas pesquisas. Ele ficou estacionado durante todo o mês de agosto e, na medição do Datafolha, apresentou queda de mais dois pontos, passando para 37%.
A liderança de Anastasia também foi confirmada na última pesquisa Ibope. O governador obteve 41% das intenções de votos dos mineiros, ampliando a vantagem sobre o candidato do PMDB, Hélio Costa, que caiu para 32%.
Sul de Minas
Depois de estar com os eleitores do Norte do Estado, o governador Antonio Anastasia irá para o Sul de Minas. Na próxima terça-feira, ele visitará os municípios de Pouso Alegre, Poços de Caldas e Alfenas. O governador viaja acompanhado do ex-governador Aécio Neves e do ex-presidente Itamar Franco, candidatos ao Senado Federal.
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Datafolha confirma liderança de Anastasia já apontada pelo Ibope
A nova pesquisa Datafolha divulgada hoje (17/09) confirmou a liderança de Antonio Anastasia na preferência dos eleitores mineiros, que já havia sido apontada na semana passada, pelo Ibope. Na pesquisa divulgada nesta sexta-feira, o governador assumiu a liderança com 40% das intenções de votos na disputa pelo governo de Minas Gerais, mostrando crescimento de 23 pontos percentuais em pouco mais de um mês. Os números comprovam que é cada vez maior o reconhecimento da população pelo trabalho desenvolvido por Anastasia, nos últimos oito anos, ao lado do ex-governador Aécio Neves.
O Datafolha confirma que desde o início de agosto, a candidatura de Antonio Anastasia tem mantido um crescimento permanente entre os eleitores. Na pesquisa realizada entre os dias 9 e 12 de agosto, Anastasia tinha 17% das intenções de voto. Nos números divulgados no dia 27 do mês passado, ele tinha 29%, passou para 35% na medição divulgada no último dia 3 de setembro e atingiu 36% no dia 11 de setembro. Agora Anastasia já tem 40% das intenções de voto.
Os números do Datafolha também mostram que a situação do principal adversário do governador é exatamente oposta. O candidato do PMDB, Hélio Calixto Costa, continua caindo nas pesquisas. Ele ficou estacionado durante todo o mês de agosto e, na pesquisa de hoje, apresentou queda de mais dois pontos, passando para 37%. Na pesquisa Ibope divulgada na última sexta-feira, Hélio Costa já caiu para 32%, enquanto Antonio Anastasia atingiu 41% das intenções de voto.
O número de eleitores que ainda não sabem em quem votar representa 14%, segundo o Datafolha.
A nova pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 13 e 14 de setembro. Foram ouvidos 1.837 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 70.959 /2010.
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Minha candidatura indica a vontade da sociedade civil, diz Anastasia
O governador Antonio Anastasia afirmou, na noite desta quarta-feira (15/09), que sua candidatura à reeleição representa a vontade de um grupo de mineiros que busca o avanço de Minas Gerais de forma altiva e autônoma. Durante sabatina com dezenas de universitários e professores da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Casa Afonso Pena, em Belo Horizonte, Anastasia disse que quer realizar uma administração para os mineiros, levando inovações aos atuais programas sociais em execução no Estado.
“Uma candidatura gerida, gerada em Minas, de Minas e para Minas. De mineiros. Uma candidatura que pretende que o Estado avance de maneira altaneira, com nossa autonomia, com nossos predicados e com as nossas características. Para isso, preciso do voto dos 14 milhões de eleitores mineiros”, disse Anastasia, durante sua explanação. O governador também lembrou que a sua candidatura nasceu naturalmente em Minas Gerais, representando a vontade de um grupo mineiro de lideranças políticas e da sociedade civil organizada.
“As circunstâncias me levaram a ser identificado por esse conjunto de forças mineiras, prefeitos, deputados, líderes, entidades empresariais, da sociedade, das universidades como aquele nome que seria o mais adequado para dar continuidade a um novo modo de governar que busca na eficiência, na probidade, no respeito, na responsabilidade e na sensibilidade os resultados para oferecer às pessoas”, completou.
Debate se transforma em sabatinaA intenção dos organizadores do evento era promover um debate entre os principais postulantes ao cargo de governador de Minas Gerais, mas o candidato do PMDB/PT, Hélio Costa, recusou o convite. Anastasia aproveitou o encontro para apresentar as propostas de seu Plano de Governo e para reiterar o seu pedido do voto consciente dos mineiros, sem a ilusão das falsas promessas do período eleitoral.
“Preciso da adesão consciente a essas propostas que não significa apenas o voto. Significa o voto convicto. O voto de saber que estamos no caminho certo, da retidão, da responsabilidade, não das promessas vãs e das ilusões que, como um castelo de cartas, desmancha com muita facilidade no ar. No decorrer das eleições é muito fácil criar factóides. Criar falsos números para tentar mascarar a nossa realidade. Mas o mineiro é muito sábio”, disse Antonio Anastasia.
Em sua apresentação, Antonio Anastasia, lembrou que em 1982, como membro da direção do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da UFMG, participou do debate na primeira eleição direta para governadores depois do início do regime militar. Ele ressaltou a importância do confronto de ideias e propostas em um processo eleitoreiro.
“Me lembro perfeitamente da organização e de como foi o debate, muito rico, recebendo os candidatos, inclusive o governador Tancredo Neves que se elegeu depois para presidente da República. Havia um clima de eletricidade no ar, como hoje. É claro que naquela época tinha o conteúdo distinto de hoje. Muitos de nós, a maioria esmagadora, estavam votando pela primeira vez. E ainda íamos esperar sete anos para votar pela primeira vez para presidente em 1989. Os tempos eram outros, mas que fazem parte da nossa história. Por isso, estou aqui não só por respeito aos estudantes, até porque todos merecem ouvir nossas opiniões, programas e propostas”, afirmou.
Propostas
Com a ausência do candidato Hélio Costa no debate, Antonio Anastasia foi sabatinado pelos próprios estudantes e professores. O governador teve a oportunidade de apresentar as propostas de seu Plano de Governo e fazer um balanço das ações dos governos Aécio/Anastasia, como, por exemplo, na área de segurança pública.
Anastasia afirmou que, mais importante que a questão repressiva, são os investimentos em prevenção, que incluem ações nas áreas sociais, como educação e geração de postos de trabalho.“Todos os nossos esforços nos últimos anos colocaram Minas em 17º ou 18º lugar no ranking de homicídios elaborado pelo Ministério da Justiça, uma posição teoricamente razoável. Multiplicamos por cinco o número de vagas no sistema penitenciário. Implantamos o Programa Fica Vivo! para limitar a criminalidade entre os jovens. Também temos o Programa Educacional de Resistência às Drogas nas escolas, em parceria com a Polícia Militar. Mas tudo isso será mais efetivo se tivermos mais emprego de qualidade no Estado. Porque com mais empregos e melhores salários, teremos uma redução ainda mais expressiva”, disse.
Democratização do acesso à Justiça
O governador respondeu à pergunta de um grupo de estudantes sobre as propostas de melhoria na Defensoria Pública e democratização do acesso à Justiça.
“A Defensoria Pública no Estado passou por uma crise. Da mesma forma que outras instituições, não recebia investimentos. E houve um processo de esvaziamento. Mas ao longo dos últimos anos, a Defensoria Pública foi o órgão que teve matematicamente o seu orçamento mais aumentado no Estado. Mesmo assim, sabemos que está aquém das necessidades. E mais do que isso há a necessidade de aumentar o seu quadro de pessoal. Temos hoje 440 defensores públicos e já está autorizado desde o ano passado concurso para 150 vagas. Nossa proposta é continuar aumentando gradativamente o número de defensores”, destacou.
Aprovação
Ex-colega de classe e do Centro Acadêmico, Ana Maria Amorim Rebouças disse que o governador, ainda com 19, 20 anos, já se destacava por sua inteligência e integridade. “O Anastasia sempre foi um homem de bem, honesto e de capacidade incomparável para apresentar soluções inovadoras aos problemas colocados. Sem dúvida, é o melhor para governar Minas”, defendeu. Maria Coeli Simões Pires, professora da UFMG que conheceu Antonio Anastasia no mestrado, em 1983, e assim como ele participou da elaboração da Constituinte Mineira, falou sobre a competência do governador.
“Ele acabava de se formar naquela época e já era conhecido por seu preparo e brilhantismo. Por isso, mais que meu apoio, ele tem minha confiança. Vejo na figura dele a vontade de servir à administração pública e aos mineiros. E acredito que ele terá voos ainda mais altos, porque é jovem, determinado, generoso e político hábil e respeitado, como tem se revelado”, elogiou.
O ex-aluno Samuel Guimarães foi à faculdade rever aquele que considera o melhor professor. “Ele impunha respeito pelo conhecimento e pontualidade, conseguia passar a matéria difícil de forma clara e bem humorada. Ninguém conversava na aula, a atenção era máxima. Conquistou nossa amizade e admiração. Sou grato por ter tido a oportunidade de ter aprendido tanto com ele. Aliás, foi o professor que nos incentivou a gostar de Direito Administrativo e de política. E é por todas as qualidades que o professor deve continuar a governar”, pontuou.
Carreira
Formado em Direito, Antonio Anastasia dedica-se há 26 anos à administração pública, participando da vida política de Minas. Atuou em importantes momentos da história do Estado, como a Constituinte Mineira, entre 1988 e 1989, e, desde então, sua vida profissional é dedicada à administração e à defesa dos interesses de Minas. Antonio Anastasia foi secretário de Estado de Planejamento e Gestão, no início do Governo Aécio Neves, e foi o responsável pela implantação do Choque de Gestão, conjunto de medidas administrativas que permitiram a recuperação das finanças do Estado e a retomada dos investimentos nas áreas social e de infraestrutura.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Pesquisas eleitorais mostram vontade do eleitor, diz Danilo de Castro
O ex-secretário disse que causa estranheza o fato de que coordenador da campanha do PMDB, Anderson Adauto, e o candidato Hélio Costa nunca antes terem questionado as pesquisas eleitorais, mas apenas agora que elas passaram a indicar a liderança de Anastasia na preferência dos mineiros.
“É até engraçado, e causa estranheza, eles virem a público dar declarações de desconfiança sobre as pesquisas eleitorais. Eles pareciam acreditar nelas antes, quando eram favoráveis a eles. Nós, ao contrário, nunca duvidamos da capacidade e do potencial do governador Antonio Anastasia. Ele conquistou a liderança na disputa em Minas, e diferentes institutos de pesquisas mostram isso, porque é um homem simples, extremamente preparado para governar o Estado, verdadeiramente compromissado com os interesses de Minas, e não com um projeto político externo aos mineiros. O que as pesquisas mostram é a vontade do eleitor, e cada vez mais eleitores querem Anastasia governador”, disse Danilo de Castro.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Anastasia apresenta programa Minas Logística para o Triângulo Mineiro
O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, destacou nesta terça-feira (14/09), em Frutal (Triângulo Mineiro), que, reeleito, pretende implantar uma rede de infraestrutura capaz de transformar Minas Gerais no “Estado logístico do Brasil”. A proposta está no seu Plano de Governo para o período de 2011 a 2014, lançado na semana passada. O objetivo é constituir uma rede de transporte integrada, composta por rodovias, hidrovias e ferrovias, que serão capazes de atrair novas empresas e gerar empregos de qualidade para a região.
Anastasia participou de carreata e caminhada em Frutal ao lado dos candidatos ao Senado da Coligação “Somos Minas Gerais”, Aécio Neves e Itamar Franco, e do presidente estadual do PSDB, deputado Narcio Rodrigues. Em entrevista na chegada a Frutal, o governador destacou que o Triângulo Mineiro, devido à posição geográfica, próxima a grandes centros consumidores, será uma das mais privilegiadas dentro do projeto Minas Logística.
“O nosso Plano de Governo foi lançado na semana passada e é um plano muito inovador, que prevê a criação de um programa chamado Minas Logística, que vai atender muito a região do Triângulo. Para dar mais infraestrutura e atrair mais empresas, prevê a criação de incentivos estratégicos para empresas gerarem mais empregos. Há uma grande obsessão com a criação de empregos de qualidade, com a qualificação profissional, com a melhoria da saúde, educação, segurança e infraestrutura. Ou seja, estamos apresentando propostas em todos os segmentos, para dar continuidade e inovar”, afirmou Anastasia.
O governador também destacou que o programa Estado Logístico será a continuidade de todos os investimentos em infraestrutura realizados nos últimos anos pelo Governo do Estado, durante o seu mandato e do ex-governador Aécio Neves. De 2003 a 2009, o Estado já investiu R$ 10,2 bilhões em pavimentação e melhoria de estradas, modernização de aeroportos, oferta de sinal de telefonia celular, saneamento básico e reforma, construção e modernização de hospitais, unidades básicas de saúde e escolas.
Caminhos de Minas
Dentro da proposta do Estado Logístico está o Caminhos de Minas, maior programa de obras viárias em execução no País. Por meio dele, serão pavimentados 222 trechos, com mais de 7 mil quilômetros de rodovias que fazem ligações regionais entre os municípios mineiros. O principal objetivo é garantir condições de competitividade para o transporte da produção da região, que concentra boa parte das usinas de cana-de-açúcar do Estado.
“Colocamos no programa Caminhos de Minas, três trechos aqui na cidade e que vão atender bastante e melhorar a infraestrutura, trazendo mais conforto e qualidade de vida aos habitantes de Frutal”, disse Antonio Anastasia.
Além do Caminhos de Minas, o projeto Minas Logística inclui ainda construção de hidrovias, busca de apoio junto ao governo federal em relação às ferrovias, além de investimentos em energia, telefonia celular e saneamento básico.
Crescimento nas pesquisas
O governador também comentou o resultado da pesquisa Ibope, divulgada na noite de ontem, que o colocar nove pontos percentuais à frente do candidato do PMDB, Hélio Calixto Costa. Segundo ele, o crescimento de sua candidatura comprovado pelas pesquisas eleitorais é resultado do trabalho de levar suas propostas aos mineiros de todas as regiões de Minas Gerais.
“Levar a nossa mensagem, nossas propostas, recebendo das lideranças e das pessoas sugestões ao Plano de Governo. A explicação é que as pessoas passaram a nos conhecer melhor, a reconhecer nosso trabalho, a continuidade do que Aécio Neves realizou. Reconhecem que as nossas propostas são melhores e que estamos trabalhando firmemente para o desenvolvimento do Estado. Então, isso significa o crescimento nas pesquisas, passamos e vamos ganhar as eleições”, disse Antonio Anastasia.
Na pesquisa realizada entre os dias 10 e 12 de setembro o governador subiu nove pontos ultrapassando a marca de 40% dos eleitores mineiros. Anastasia obteve 41% das intenções de votos, enquanto o candidato adversário, Hélio Calixto Costa, caiu para 32%.
A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais. Foram entrevistados 1.806 eleitores. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 70.286/2010.
Recepção calorosa
Ao lado de Aécio Neves, Itamar Franco, Narcio Rodrigues e do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), Anastasia foi recebido pela prefeita de Frutal, Maria Cecília Marchi Borges (PR), por lideranças políticas e apoiadores do grupo “Feliz Idade”, composto por 50 idosos, moradores de Conceição das Alagoas, também no Triângulo Mineiro.
Os candidatos seguiram em caravana até o centro da cidade, acompanhados por mais de 100 veículos, com buzinaço, ao longo de todo o trajeto. Ao chegarem à Praça da Matriz, no coração da cidade, eles foram recebidos com fogos de artifício. Anastasia, Aécio e Itamar fizeram caminhada pelo comércio, onde tiraram fotos e cumprimentaram eleitores.
Durante um pequeno pronunciamento, os candidatos foram ouvidos por centenas de pessoas no quarteirão fechado da rua Cônego Machado, no centro da cidade. Além da população de Frutal, comitivas dos municípios de Itapagipe, Planura, Conceição das Alagoas, Fronteira, Iturama, Carneirinho, União de Minas, Limeira do Oeste, Campina Verde, Pirajuba e São Francisco de Sales.
A população presente ressaltou o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo de Minas e o compromisso dos governadores Aécio Neves e Antonio Anastasia com o desenvolvimento do Triângulo Mineiro.
“Acho que eles passam confiança para a comunidade, para os eleitores, mostram que estão presentes, que se preocupam com as questões relacionadas à região e que assim, o eleitor fica mais tranquilo, mais confiante. A gente vem acompanhando o trabalho deles dentro da política e são pessoas que têm mostrado um bom desempenho, compromisso com os interesses do povo”, afirmou a enfermeira Sirce Soares.
“Só de você andar aqui no Triângulo Mineiro, você nota a diferença que temos depois que o Aécio Neves entrou. E agora, confiamos muito no professor Anastasia”, disse o motorista David Custódio da Silva.
A prefeita de Frutal ressaltou que o apoio à candidatura de Antonio Anastasia se deve à seriedade e o comprometimento do governador com o desenvolvimento do Estado. “Ficamos honrados em recebê-lo porque acreditamos em seu trabalho, confiamos em sua seriedade, e a gente tem a certeza de que o melhor para Minas Gerais é Anastasia governador. Anastasia representa seriedade e comprometimento com a educação, com a saúde, com a habitação, com o social”, afirmou a prefeita.
Comunidade Jurídica manifesta apoio a Anastasia
Minas Gerais e os mineiros merecem uma campanha eleitoral propositiva e civilizada. A declaração foi feita pelo governador Antonio Anastasia, na noite da última segunda feira (13/09), em Belo Horizonte, durante encontro em que cerca de 500 advogados e juízes da comunidade jurídica de Minas Gerais, que se reuniram para declarar apoio à reeleição de Anastasia. O governador reafirmou que irá manter sua campanha em alto nível, com a apresentação de propostas que melhorem ainda mais os indicadores sociais e econômicos do Estado e debatendo com todos os setores ideias que possam ser implantadas em seu governo.
“Desde o primeiro momento, eu disse aos presidentes dos partidos que apoiam a reeleição e aos coordenadores, que seria uma campanha propositiva, com base em ideias, propostas, programas de alto nível e de debates. É isso que precisamos ter em nosso Estado e é isso que significa civilização”, disse o governador, em seu discurso.
Por diversas vezes, o governador precisou interromper seu discurso em agradecimento aos aplausos acalorados. Numa delas, avaliou que a campanha chega à reta final e que seu governo continuará sendo pautado pela ética, eficiência e probidade.
“A campanha caminha para sua fase final e gostaria, neste momento, de reiterar aquilo que sempre tenho dito. É um pedido sincero, de muito mais do que um voto. É o pedido da convicção, o pedido do voto do coração, de saber que estamos do lado do bem, da probidade, da correção, da ética, da eficiência do serviço público, da profissionalização, do mérito e daquele que nós todos precisamos, daquilo que dizia o professor Paulo Neves, o povo tem direito do governo honesto. Esta ideia é a que temos de levar a todos os mineiros”, disse Anastasia.
Princípios
O governador aproveitou o encontro com os juristas para enfatizar que, eleito, manterá o compromisso de seguir à risca os princípios da administração pública. O artigo 37 da Constituição da República lista os principais princípios, conhecidos no meio jurídico como “Limpe”, cuja palavra reúne as primeiras letra das palavras legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
“O meu compromisso com os princípios que norteiam a nossa administração estão entranhados em meu DNA, no meu sangue. Tenho certeza que darei continuidade a este Governo, avançando e aprofundando nas políticas públicas, tendo a oportunidade, como governador, no próximo mandato, cada vez mais, de tornar estes princípios, que não são meus, são nossos e estão na Constituição. O nosso cotidiano será um belo exemplo para Minas, para o Brasil e para o mundo”, afirmou o governador.
Apoios
Antonio Anastasia foi aplaudido de pé ao fim de seu discurso por todos os presentes. Muitos fizeram questão de manifestar o apoio ao governador, como fez o professor e advogado Plínio Salgado, um dos organizadores do encontro.
“Conheço o governador a mais ou menos 20 anos e tenho o meu testemunho da sua organização, da sua capacidade, da sua inteligência, da sua experiência em administração pública. Se trata de um homem de bom caráter, íntegro, honesto e honrado. É a melhor alternativa que temos para o Governo de Minas”, afirmou.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Minas Gerais, Luís Cláudio Chaves, também destacou os valores éticos e a competência do governador.
“Sei do seu comprometimento com as causas da Justiça e também com as causas sociais. Antonio Anastasia tem feito uma excepcional gestão. Ele, que implementou o Choque de Gestão, trará mais credibilidade às ações públicas em prol da cidadania. É o homem mais preparado para governar Minas. Além de professor universitário, tem várias experiências, como secretário de Estado, vice-governador e, agora, governador. Tem mostrado a disposição de lutar pelo povo mineiro com muita galhardia”, disse o presidente da OAB-MG.
O advogado Aluísio Alberto da Cruz Quintão é outro bacharel em Direito que votará em Antonio Anastasia: “É com muita satisfação que apoio a competência, a integridade, a experiência e a qualidade que ele demonstrou, nos últimos anos, servindo a Minas e ao país. Se o governador for reeleito, como esperamos, o nosso Estado ganhará muito, porque continuará uma administração profícua em benefício de todos os mineiros”.
Rede de Apoio
O governador Antonio Anastasia já havia recebido o apoio formal de todos os ex-presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais (OAB-MG): Gustavo de Azevedo Branco, Aristóteles Atheniense, Jair Leonardo Lopes, Marcos Afonso de Souza, Raimundo Cândido Júnior e Marcelo Leonardo.
Desde o início da campanha, a candidatura à reeleição de Antonio Anastasia vem recebendo o apoio de importantes segmentos da sociedade civil mineira. O governador recebeu o apoio público de ambientalistas; de médicos e profissionais da saúde; dos profissionais da cultura; dos sindicatos e cooperativas de táxi; dos sindicatos que reúnem os caminhoneiros; dos presidentes e dirigentes das torcidas do Atlético, Cruzeiro, América e Ipatinga; entidades de atendimento a dependentes químicos; Movimento das Donas de Casa e Consumidores; movimentos femininos; movimentos da juventude; dos motociclistas profissionais, acadêmicos; além de prefeitos e lideranças municipais de todo o Estado.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Anastasia vai manter postura respeitosa e propositiva na campanha
O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, disse, neste domingo (12/09), que manterá a postura respeitosa e propositiva que vem tendo durante toda a campanha eleitoral, continuará levando as propostas de seu Plano de Governo ao conhecimento de todos os mineiros. Ele também afirmou que participará de todos os debates que serão realizados nestas últimas semanas de setembro. As afirmações foram feitas durante entrevista, em Diamantina (Vale do Jequitinhonha), onde o governador presidiu a solenidade de entrega da Medalha JK.
“Vamos continuar trabalhando da mesma forma, com muito esforço, fazendo os programas de televisão, viajando, conversando com as pessoas, com as lideranças políticas, mostrando os nossos programas, as nossas propostas. Teremos agora vários debates que estão marcados, iremos a todos eles. Vamos apresentar aos mineiros, com muito respeito, as nossas ideias, porque acreditamos que temos as melhores propostas para dar continuidade àquilo que vem sendo realizado em Minas”, disse Anastasia.
Para o governador, mesmo que as pesquisas mostrem uma tendência constante de crescimento de sua candidatura na preferência dos eleitores mineiros, ainda é momento de muito trabalho. Ele lembrou, ainda, que é grande o número de indecisos e dos eleitores que não o conhecem.
“Há aqueles que ainda estão indecisos, muitos ainda não esquentaram para as eleições. Estão ainda com pouco conhecimento, especialmente do meu nome. Não sabem que eu sou o atual governador, que dou continuidade ao trabalho de Aécio Neves. Então, o meu pedido é para que se informem e acompanhem de maneira muito clara quem são os candidatos, quais são as suas propostas, qual o seu passado, qual o seu perfil, quais são os seus apoios para decidirem”, afirmou Antonio Anastasia.
Muito trabalho
O governador ressaltou que continuará viajando a todas as regiões de Minas Gerais, acompanhado dos candidatos ao Senado Federal pela Coligação “Somos Minas Gerais”, o ex-governador Aécio Neves e o ex-presidente Itamar Franco, além dos candidatos a deputado.
“A nossa base política, composta pelos nossos candidatos a deputado estadual, federal, nossos companheiros da chapa majoritária, candidatos ao Senado, Aécio e Itamar, e, ao mesmo tempo, as lideranças municipais que nos apoiam, estão trabalhando o Estado inteiro”, afirmou.
Anastasia disse estar confiante na decisão dos mineiros em favor da sua reeleição e da continuidade aos avanços que vêm ocorrendo em Minas Gerais.
“Os mineiros têm a consciência, a altivez e a soberania de aqui decidir as eleições. Estou muito confiante nas nossas propostas, na continuidade do trabalho que realizou o nosso governo, da acolhida que estou tendo por Minas Gerais afora. A subida das pesquisas é prova disso”, disse o governador.
Pesquisa
A nova pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (11/09), mostra que a candidatura de Antonio Anastasia mantém a trajetória de crescimento na preferência dos eleitores mineiros e já obteve um empate técnico com o seu principal adversário. Na medição do Datafolha, o governador subiu 19 pontos nas intenções de voto no Estado em apenas um mês.
Os números comprovam que é cada vez maior o reconhecimento da população pelo trabalho desenvolvido por Anastasia, nos últimos oito anos, ao lado do ex-governador Aécio Neves. Na pesquisa Datafolha realizada entre os dias 9 e 12 de agosto, Antonio Anastasia tinha 17% das intenções de voto. Nos números divulgados no dia 27 do mês passado, ele tinha 29%, passou para 35% na medição divulgada no último dia 3 de setembro. Agora, Anastasia já tem 36% das intenções de voto.
Os números do Datafolha também mostraram que a situação do principal adversário do governador é diferente. O candidato do PMDB, Hélio Calixto Costa, continua caindo nas pesquisas. Ele ficou estacionado durante todo o mês de agosto e, na pesquisa de hoje, apresentou queda de um ponto, passando para 39%. O número de eleitores que ainda não sabem em quem votar representa 16%, segundo o Datafolha. A nova pesquisa do Instituto Datafolha foi realizada nos dias 8 e 9 de setembro. Foram ouvidos 1.685 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 69732/2010.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Alberto Pinto Coelho aponta inovações do Plano de Governo de Anastasia
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e candidato a vice-governador, deputado Alberto Pinto Coelho, destacou as inovações do Plano de Governo apresentado pelo governador Antonio Anastasia e a qualificação dos profissionais envolvidos na sua elaboração. O programa foi lançado nesta quinta-feira (09/09) com propostas e metas para o período de 2011 a 2014. O documento, denominado “Minas de Todos os Mineiros – As Redes Sociais de Desenvolvimento Integrado”, inclui 365 compromissos para melhorar a qualidade de vida da população, os indicadores sociais do Estado e aumentar a renda dos mineiros.
“Nosso plano de governo é resultado de uma sinergia que une a competência e a visão do governador Antonio Anastasia, especialistas e sociedade organizada, numa construção inovadora e criativa. Arrojo com responsabilidade”, disse o companheiro de chapa de Anastasia.
Em sua apresentação, o governador disse que todas as propostas do Plano de Governo foram elaboradas com o objetivo de contar com a participação popular, sociedade civil organizada e setor produtivo, na elaboração dos programas e ações do Estado.
A íntegra do Plano de Governo de Antonio Anastasia está disponível na internet (http://www.anastasia2010.com.br/#plano_de_governo) para que todos os cidadãos mineiros possam conhecer as suas propostas para o período 2011-2014. Os mineiros também poderão dar novas sugestões para ampliar as propostas do Plano de Governo.
O sociólogo e coordenador do Plano de Governo, Cláudio Beato, ressaltou que o grande objetivo é criar uma estrutura descentralizada para inserir a participação da população na formulação de políticas públicas para os próximos quatro anos. Beato é doutor em Sociologia, professor titular da UFMG e especialista em segurança pública. É coordenador do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (Crisp), um dos parceiros do Governo do Estado na implantação de programas de combate à criminalidade.
“O que pretendemos é criar uma estrutura descentralizada para receber e ouvir a população, desde as microrregiões do Estado, com demandas que vão confluir para as regionais e depois vão ser objeto de planejamento conjunto junto com o governo. Vamos ter toda uma rede gerencial para auscultar a sociedade nessas demandas”, afirmou Cláudio Beato.
Desenvolvimento Social
Na área de Desenvolvimento Social, a principal inovação, conforme ressaltou a economista Emília Paiva, que ajudou na elaboração do programa, é tratar a questão como uma política ampla e integrada.
“A principal inovação do programa é o foco no desenvolvimento social como uma ação integrada. Não basta apenas tratar de coisas que são tradicionalmente vistas como desenvolvimento social, como a assistência social. É preciso que o desenvolvimento social faça parte de uma política ampla, que inclui educação, saúde e infraestrutura. O desenvolvimento social é visto como um espectro bastante amplo e inclui não apenas a transferência de renda, mas a geração de empregos, possibilidade de acesso aos diversos equipamentos de saúde e educação e assim por diante”, disse ela.
Educação
Para consolidar os avanços obtidos em educação, a proposta do Plano de Governo é manter uma formação sólida no Ensino Fundamental, mas sem deixar de lado os investimentos na qualificação profissional de jovens e adolescentes. O Governo de Minas foi pioneiro ao ampliar de oito para nove anos a duração do ensino fundamental. Como conseqüência direta, no ano passado, o Estado passou a liderar o ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação (MEC).
“Além de manter essa formação sólida do ensino fundamental, iniciada com a criança aos seis anos de idade e dando muita importância à qualidade da educação, o plano de governo consolida esse elo profundo que precisa existir entre a educação e a preparação dos jovens e a preparação das pessoas para atuar no mercado de trabalho, seja em que área for”, afirmou Flávia Queiroz, que colaborou com o Plano de Governo nessa área.
Habitação
Os projetos para a área de habitação, segundo ressaltou o arquiteto João Diniz, preveem a manutenção das iniciativas bem sucedidas que já existem, como o Lares Geraes, mas com foco na ampliação da infraestrutura urbana.
“Vamos lançar mão de todas as iniciativas bem sucedidas no plano das unidades habitacionais que já existem no atual governo. Mas nós vamos tentar ampliar essas ideias, no sentido de criar o ambiente urbano, uma infraestrutura integrada com redes de abastecimento, transportes, serviços de esportes, praças”, informou.
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Anastasia apresenta 365 propostas em Plano de Governo
O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, apresentou nesta quinta-feira (09/09), em Belo Horizonte, o seu Plano de Governo com as propostas e ações sociais para o período de 2011 a 2014. Denominado “Minas de Todos os Mineiros – As redes sociais de desenvolvimento integrado”, o Plano se divide em 365 propostas com o objetivo de melhorar os indicadores sociais, a qualidade de vida dos mineiros e a geração de empregos de qualidade.
Elaborado em conjunto por um grupo de 150 profissionais e especialistas de diversas áreas, o Plano de Governo prevê ações inovadoras nas áreas de desenvolvimento social, segurança, saúde, educação, infraestrutura, apoio aos municípios mineiros, desenvolvimento sustentável, agronegócio, esportes, juventude, cultura e valorização dos servidores públicos.
Participação popular
Em sua apresentação, o governador disse que todas as propostas do Plano de Governo foram elaboradas com o objetivo de contar com a participação popular, sociedade civil organizada e setor produtivo, na elaboração dos programas e ações do Estado.
A íntegra do Plano de Governo de Anastasia está disponível na internet (http://www.anastasia2010.com.br/#plano_de_governo) para que todos os cidadãos mineiros possam conhecer as suas propostas para o período 2011-2014. Os mineiros também poderão dar novas sugestões para ampliar as propostas do Plano de Governo.
“Significa cada vez mais um entrosamento dos diversos níveis de governo com a sociedade, empresários, universidades, com as pessoas, com as comunidades e dentro do próprio governo para alcançarmos mais resultados. Já conseguimos colocar a casa em ordem, já temos uma estratégia bastante razoável de desenvolvimento, já temos bons indicadores em todas as políticas públicas, as finanças estão em ordem. Agora é tempo de avançarmos. E qual é o grande objetivo de qualquer governo? Levar resultados concretos e objetivos para as pessoas, para que elas se sintam atendidas”, afirmou Anastasia.
Desenvolvimento integrado
Acompanhado do presidente da Assembleia e candidato a vice-governador, deputado Alberto Pinto Coelho, Anastasia explicou que quer implantar um planejamento inovador no Governo do Estado, buscando um desenvolvimento integrado para diminuir as diferenças regionais.
“A nova forma de administração que está sendo sugerida no programa, com a Administração em Rede, é algo muito inovador. Estamos propondo para a saúde, educação, infraestrutura e para a segurança a ideia de rede. É uma ideia de integração maior, de um esforço coletivo. É do governo a responsabilidade maior, mas que é também com a participação das entidades da sociedade civil e das outras esferas de governo, fazendo um grande esforço conjunto e coordenado, para termos cada vez mais resultados melhores”, disse o governador.
Redes de Desenvolvimento
O Plano de Governo conta com sete áreas principais de atuação, chamadas “Redes de Desenvolvimento Integrado”. Nessas redes estão divididas as 365 propostas apresentadas pelo governador Antonio Anastasia.
A primeira delas é voltada para a gestão pública, valorização dos servidores, fortalecimento das parcerias feitas pelo Estado e ampliação de informações e serviços públicos oferecidos à população. A “Rede de Gestão Eficiente” prevê diversas ações de valorização do servidor, como benefícios por produtividade e reestruturação de carreiras e implantação de uma política de remuneração, com reajustes anuais, baseados na variação da receita do Estado.
“A remuneração sempre é a maior preocupação. Já conseguimos evoluir bastante ao longo dos últimos anos. E estamos propondo a volta do debate que fizemos em 2006, que é uma política remuneratória permanente no Estado, anual, com base na variação do nosso principal imposto que é o ICMS, que sustenta o Estado. Os reajustes seriam anuais com base na variação do ICMS”, explicou Antonio Anastasia.
Saúde
Na “Rede de Atendimento à Saúde”, a propostas têm o objetivo central de reduzir ainda mais os índices de mortalidade infantil no Estado, passando para menos de 11 mortes para cada mil crianças nascidas vivas. Em 2009, o número era de 13,5 óbitos, que já está mais baixo que a média nacional.
Antonio Anastasia assumiu o compromisso de aumentar o número de equipes do Programa Saúde da Família (PSF), de 4.039 para 4.663, principalmente com a criação de equipes em grandes aglomerados urbanos.
As ações de fortalecimento de hospitais regionais, que já têm resultados significativos em Minas, serão ampliadas, com mais recursos para consolidar a rede de Hospitais Regionais. A meta é que Minas tenha 200 hospitais regionais espalhados por todas as regiões do Estado. Desta forma, garantindo o atendimento de média complexidade com um deslocamento de, no máximo, duas horas da residência de qualquer cidadão no Estado.
O Governo de Minas irá implantar 65 Centros de Atenção Especializada, que oferecem consultas e exames médicos. O governador Antonio Anastasia também propõe em seu Plano de Governo a ampliação da Rede Viva Vida, que oferece atenção às mulheres gestantes, para cobrir todas as microrregiões de saúde.
Educação
Para a área da educação, Anastasia propôs a “Rede de Educação e Desenvolvimento”. O grande desafio é tornar a rede pública de ensino em um sistema de alto desempenho educacional. O compromisso é ampliar as oportunidades de acesso à educação profissional técnica de nível médio, com a criação de 400 mil novas vagas do Programa de Educação Profissional (PEP). O número de alunos em tempo integral nas escolas também irá crescer, passando de 105 mil para 350 mil crianças.
Uma das maiores inovações na área da educação incluídas no Plano de Governo é o programa Professores na Família. Ele será implantado em municípios com até 360 mil habitantes e com Índice de Educação Básica (Ideb) menor que a média estadual. Os alunos beneficiados irão receber, em casa, visitas periódicas dos professores da família, com o objetivo de diminuir as dificuldades de aprendizado nas salas de aula.
Desenvolvimento Regional e qualificação profissional
A “Rede de Desenvolvimento de Educação e Desenvolvimento” também será responsável pela criação das Zonas de Desenvolvimento Regional. Serão identificadas as principais vocações econômicas de cada região para a atração de empresas, com incentivos fiscais e oferta de linhas de crédito do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
O governo também irá realizar obras de infraestrutura complementares como estradas, aeroportos, saneamento básico e oferta de ensino profissionalizante e oportunidades de requalificação para os trabalhadores.
Infraestrutura
A “Rede de Infraestrutura” vai transformar Minas em um Estado logístico, com a criação de uma rede de integração viária e armazenamento, garantindo a competitividade das microrregiões de Minas.
O programa Caminhos de Minas será um dos pilares da “Rede de Infraestrutura”, com a pavimentação de 7.600 quilômetros de trechos de rodovias que fazem a integração entre as regiões mineiras.
Também está prevista a implantação de dois portos fluviais no Triângulo Mineiro, criação da Hidrovia Metropolitana no Rio das Velhas para transporte de passageiros, melhor aproveitamento da malha ferroviária do Estado, expansão da telefonia celular aos distritos municipais, ampliação dos serviços de abastecimento de água e elaboração de um planejamento energético para dar condições sustentáveis de crescimento econômico em Minas.
Desenvolvimento Social
A implantação da “Rede de Desenvolvimento Social, Proteção e Segurança” irá consolidar os avanços sociais já obtidos nos Estado nos últimos anos. Também buscar ampliar as ações do Estado para garantir o cumprimento da meta proposta pelo IBGE de erradicar a pobreza absoluta em 2013.
Será criado o Programa Cidadania desde o Primeiro Dia, garantindo às famílias mais vulneráveis um ambiente seguro para a criação das crianças. Elas terão um acompanhamento especial nos primeiros cinco anos de vida. As ações incluem tratamento pré-natal e pediátrico, garantia do registro de nascimento e visitas periódicas de assistentes sociais.
Outras novidades são o Programa Currículo do Trabalhador, voltado para a capacitação de jovens e desempregados, e o Programa Eu Vou à Luta, destinado a inserir no mercado de trabalho mulheres com mais de 40 anos.
Na área de defesa social, haverá aumento do policiamento ostensivo nas ruas, implantação de 15 novos Centros de Comando e Controle Regionais (Ciads), expansão do sistema informatizado de integração das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros, criação de programa de proteção às áreas rurais, além de ampliação de programas de combate às drogas e de inserção de jovens ao mercado de trabalho.
Desenvolvimento Sustentável
Outra importante ação incluída no Plano de Governo de Antonio Anastasia é a criação da “Rede de Desenvolvimento Sustentável e Cidades”. Ela será responsável por aliar a proteção ambiental ao crescimento urbano, econômico e das atividades agropecuárias em Minas Gerais.
O Governo de Minas irá fortalecer os programas de revitalização de bacias hidrográficas, criar programas para redução das emissões de gases do efeito estufa, incentivar o ecoturismo e ampliar o programa Bolsa Verde, para compensar financeiramente os produtores rurais por serviços ambientais prestados.
A cafeicultura e pecuária leiteira, duas das principais atividades econômicas em Minas, também receberão tratamento especial. Serão criados os programas Pró-Café e Pró-Leite para incentivar o agronegócio estadual.
No Norte do Estado, o governador Anastasia quer concluir as etapas III e IV do Projeto Jaíba, um dos maiores programas de irrigação da América Latina, apoiando a expansão da estrutura logística de exportação de frutas.
Os agricultores familiares também serão beneficiados com o fortalecimento de programas de assistência técnica e de agregação de valor à produção.
Identidade Mineira
As atividades culturais, o turismo e o esporte de Minas Gerais foram contemplados com a proposta de implantação da “Rede de Identidade Mineira”. Serão criados o Programa de Proteção ao Patrimônio Histórico de Minas Gerais e o Programa de Preservação do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.
O governador se comprometeu também promover festivais de cultura, turismo e gastronomia no interior de Minas e criar condições de exibições de filmes nas cidades onde não há salas de cinema.
A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 serão uma grande oportunidade para aprimorar as ações de desenvolvimento esportivo em Minas Gerais nos próximos quatro anos. Entre as propostas do Plano de Governo estão a oferta de cursos de atualização profissional para 2 mil professores de educação física, construção ou reforma de 1 mil quadras poliesportivas no estado, treinamento especializado a 15 mil adolescentes identificados como jovens talentos.
Também está prevista a implantação do Programa Estadual Bolsa Atleta para apoiar financeiramente atletas com mais de 12 anos e que não possuem patrocínio.
Anastasia pede a jovens líderes empresariais o “voto da convicção”
O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição pela coligação “Somos Minas Gerais”, recebeu hoje (09/09) o apoio de cerca de 600 jovens empresários e representantes de entidades de classe, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), Federação das indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH), Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon-MG), entre outras. Durante o encontro, Anastasia pediu que os jovens fizessem um balanço das realizações do Governo de Minas nos últimos anos e optassem pelo “voto de convicção”.
“Façam um balanço do que aconteceu e do ambiente que passamos a viver, de otimismo, de auto-estima e cujos efeitos concretos estão acontecendo. Tomo a liberdade de pedir aqui o voto da convicção, na certeza de que estamos do lado certo, ao lado da ética, do bem, das pessoas corretas e do esforço para que Minas Gerais cresça permanentemente”, afirmou Antonio Anastasia. Ele participou do encontro acompanhado do candidato a vice, Alberto Pinto Coelho, do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, do ex-embaixador em Cuba e ex-deputado federal, Tilden Santiago, e do ex-deputado e empresário, João Pinto Ribeiro.
Em breve pronunciamento, o governador ressaltou os avanços alcançados pelo Estado, que foram comprovados pelos recentes dados do crescimento econômico. Pela segunda vez consecutiva no ano, o PIB de Minas Gerais, principal indicador do desempenho da economia, apresentou melhor resultado do que o país. Dados da Fundação João Pinheiro (FJP), divulgados ontem, mostram que o PIB mineiro cresceu 11,2% no segundo trimestre de 2010, em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o PIB brasileiro avançou 8,8% no mesmo período. No primeiro trimestre de 2010, o crescimento do PIB mineiro foi de 12,2% e também superou o nacional, de 9%.
“Hoje os jornais estampam que Minas Gerais cresce a um ritmo chinês e superior à média brasileira. Nós estamos colhendo agora os frutos do que semeamos ao longo dos anos. Precisamos avançar mais em todos os setores e a minha proposta é essa, a continuidade com avanços, porque não podemos deixar que Minas vá para trás”, disse o governador.
O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, destacou que os bons resultado alcançados pelo Estado se deve à visão de estadista do governador Aécio Neves, que escolheu Antonio Anastasia como o seu braço direito.
“Minas esteve muito bem nos últimos anos. Visão de estadista do governador Aécio Neves que soube colocar como seu braço direito no governo o governador Antonio Anastasia. É preciso que haja continuidade. É muito importante que todos se empenhem para que continuemos esse bom momento que vivemos. A continuidade do Governo Aécio-Anastasia nos permitirá consolidar e avançar muito mais em tudo de bom que foi feito nos últimos oito anos”, disse o prefeito.
Jovens Lideranças
Os jovens deixaram o encontro elogiando as propostas do governador Antonio Anastasia. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), Vilson Mayrink, a reeleição de Anastasia é garantia da continuidade das melhorias dos indicadores sociais e econômicos de Minas Gerais.
“Nunca vimos Minas Gerais crescer tanto e acreditamos na continuidade desse projeto, pelo governador Antonio Anastasia. Temos certeza de que com o apoio dele, com a continuidade do trabalho, Minas vai continuar crescendo”, afirmou.
Para Alexandre Maciel Couto de Sá, representante do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Anastasia é o candidato mais bem preparado para liderar os avanços que o Estado ainda busca para melhorar a qualidade de vida dos mineiros. “Ele é, sem dúvida, o mais bem preparado para fazer Minas continuar avançando. O Governo Aécio Neves fez o Estado avançar em várias frentes, como a educação e empreendedorismo”, afirmou.
O jovem empresário Daniel Chequer Ribeiro destacou a seriedade e competência com que Anastasia vem administrando o Estado. “Antonio Anastasia é o candidato mais comprometido, mais ético e competente. Os dados de Minas Gerais demonstram que estamos no caminho certo”, disse.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
PIB de Minas bate novamente o nacional
Pela segunda vez consecutiva no ano, o Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais, o principal indicador do desempenho da economia, obteve melhor resultado do que o país. Dados da Fundação João Pinheiro (FJP), divulgados nesta quarta-feira (08/09), mostraram que o PIB mineiro cresceu 11,2% no segundo trimestre de 2010, em relação ao mesmo período do ano passado e superaram o PIB brasileiro, que avançou 8,8% no mesmo período. No primeiro trimestre de 2010, o crescimento do PIB mineiro foi de 12,2% e também superou o nacional, de 9%.
“Estamos muito orgulhosos do desempenho da economia mineira que, dando continuidade ao que aconteceu no primeiro trimestre, superada a crise econômica, Minas Gerais está com um desempenho econômico excepcional. O Brasil cresceu muito, inclusive nesse segundo trimestre, 8,8%, mas nós superamos e fomos a 11,2%. Como no primeiro trimestre subimos 12,2%, significa que estamos em indicadores que são chamados de chineses”, destacou o governador Antonio Anastasia em entrevista concedida à imprensa, nesta quarta-feira, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa.
Anastasia atribuiu boa parte do desempenho do PIB mineiro ao planejamento do Governo do Estado nos últimos anos, como o Choque de Gestão, que saneou as finanças do Estado e possibilitou ao poder público uma aplicação melhor dos recursos, além de atrair mais investimentos privados para o Estado. Segundo destacou o governador, os resultados também mostram que o Governo está acertando nas políticas de geração de emprego formal.
“Significa a recuperação econômica do Estado. Apostamos certo. Apostamos no planejamento, na parceria e no florescimento econômico de Minas Gerais. O mais importante é que esse PIB representa, sob o ponto de vista concreto, a criação de empregos, que tem sido nossa obsessão. A Grande BH, de acordo com a própria Fundação João Pinheiro, já é a região metropolitana que tem o menor índice de desemprego de todas e a nossa renda, dos trabalhadores aqui, já é a segunda melhor do Brasil, só perdendo para o Distrito Federal, que tem as suas condições excepcionais, e superou São Paulo. Então, são indicadores excelentes, que refletem nesse número do PIB. Estamos no caminho e estamos agora colhendo todo aquele esforço dos últimos anos”, reforçou o governador.
Bom ambiente para os negócios e o social
O governador acrescentou ainda que o aumento do PIB no primeiro e no segundo trimestres de 2010 reforçam a preocupação do Governo do Estado com os indicadores sociais. Antonio Anastasia ressaltou que, além do aumento na geração de emprego formal, o bom desempenho do Produto Interno Bruto representa melhorias na educação, na saúde, na segurança pública e em várias outras áreas sociais.
“Estamos, agora, tendo o reflexo do chamado bom ambiente para negócios, que criamos em Minas. Para atrairmos empresas e termos aumento do nosso PIB, precisamos ter bom ambiente que significa infraestrutura, desenvolvimento social, melhor educação, melhor segurança, melhor saúde. E todos os indicadores, de todas as políticas públicas, nos últimos oito anos, têm melhorado em Minas Gerais”, reforçou Antonio Anastasia.
Desempenho positivo em todos os setores
Do ponto de vista setorial todos os setores conseguiram avançar: a indústria cresceu 19,5%, o setor de serviços 6,9%, ambos acima da média nacional, respectivamente com 13,8% e 5,6%. A agropecuária cresceu 7,1% ante um incremento de 11,4% do setor no nível nacional.
Na indústria mineira, o grande destaque continuou sendo do setor extrativo mineral (+32,2%), cujo desempenho fica em evidência, em função da grande representatividade da cadeia minero-metalúrgica na economia mineira. Apesar da magnitude da expansão deste segmento, vale destacar o desempenho da indústria de transformação, que cresceu 23,4% no segundo trimestre de 2010. Este foi o segmento que definiu a expansão do setor industrial no Estado, tendo como principal destaque o setor de máquinas e equipamentos (+111,5%), o que sinaliza a retomada dos investimentos industriais em Minas Gerais.
No setor de serviços, os destaques foram os segmentos de transportes e armazenagem (+20%), segmento fortemente ligado à produção industrial; e comércio (+9,8%) impulsionado pelo comportamento do consumo.
No setor agropecuário foi registrado um aumento de 7,1% no segundo trimestre de 2010. O resultado refletiu o bom desempenho da produção vegetal, que cresceu 5,9% entre abril e junho deste ano. Deve-se ressaltar o aumento da produção do café na safra 2010, de 18,8% e cana-de-açúcar, cujo incremento chegou a 3,2% no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Outra atividade que teve grande crescimento em Minas, neste período, foi silvicultura, que teve aumento na produção de 37,2%. Este incremento pode ser explicado pelo incremento na demanda de carvão vegetal e na produção de madeira para papel e celulose.