segunda-feira, 29 de março de 2010

Nova pesquisa Vox Populi/Fiemg confirma: Aécio Neves tem 92% de aprovação em MG

A última pesquisa Vox Populi, realizada pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) entre 19 e 21 de março no Estado, revela que 92% dos entrevistados avaliam como positivo, de uma maneira geral (ótimo/bom/regular), os desempenhos do governador Aécio Neves e do presidente Lula.

Aécio, que deixa o cargo na quarta-feira para disputar uma vaga ao Senado, ainda leva uma pequena vantagem nesse levantamento. É que 76% das pessoas consideram seu governo ótimo/bom, contra 73% de Lula. A pesquisa ouviu 800 pessoas, todas maiores de 16 anos, em 45 municípios mineiros. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

O governador mantém índices positivos de aprovação desde que assumiu o cargo, há sete anos. Nesse período, segundo a série histórica que vem sendo feita pela Vox Populi/Fiemg, a avaliação positiva do governador passou de 74% em março de 2003 para 92%, no último levantamento, com pico de 95% em dezembro de 2006.

Já Lula começou seu governo com desempenho positivo superior ao do governador (83%), mas teve uma queda significativa em dezembro de 2006, auge da crise do mensalão. Nesse período, a aprovação do governo Lula chegou a 61%, menor índice desde o início de seu mandato.

Aécio também já foi eleito o melhor governador do país pelo Datafolha e foi o mais bem avaliado entre os jornalistas do Brasil, em uma pesquisa da Macroplan.

Os números justificam o interesse de José Serra por Aécio, que mesmo não sendo candidato a vice-presidente numa chapa puramente tucana, deverá exercer uma boa influência no segundo maior colégio eleitoral do país. Com 14,1 milhões de eleitores, Minas representa 10,7% do eleitorado.

Senado

Na estimulada para a corrida ao Senado, Aécio lidera com folga - tem 59% das intenções de voto - seguido pelo vice-presidente da República, José Alencar, com 32%. Minas tem duas vagas para o Senado, que podem ser disputadas ainda pelo ex-presidente Itamar Franco (PPS) e por Patrus Ananias (PT).





Fonte: Portal Uai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário