Espaço TIM UFMG do Conhecimento , primeiro prédio do Circuito Cultural, inaugurado dia 21 de março.
Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG.
"Senhor Governador,
Nós artistas e criadores de diversas áreas, produtores culturais, vimos manifestar a nossa alegria com o início das atividades do “Circuito Cultural Praça da Liberdade”.
Temos muitas razões para isso:
Os novos espaços irão oferecer infraestrutura, serão bem equipados para muitas e diversas atividades, propiciando um motivado encontro com o público formado pelas novas gerações.
O magnífico patrimônio composto pelas edificações, restaurado de forma primorosa, será aberto pela primeira vez à população;
Os novos espaços, numa formidável mistura de abordagens que vão da história à poesia, da ciência à arte revelarão um novo sopro de delicadeza sobre nossa cidade;
Debates, diversidade. Liberdade.
Com cafés e áreas de convivência, a Praça vai ser revigorada na sua dimensão de encontro e troca. Tudo isso já é muito. Mas não fundamental.
O fundamental, senhor Governador, o que nos motiva, é a nossa alegria ao ver a cultura ocupar um novo patamar na administração pública.
É claro que sempre há muito mais a ser feito...
Mas, não podemos deixar de reconhecer a importância da criação do Fundo Estadual de Cultura e de iniciativas inovadoras como Música de Minas, Vozes do Morro, Filme em Minas, Prêmio Mineiro de Literatura, o Cena Minas e o Valores de Minas. Parcerias tecidas para fortalecer segmentos como a moda e o cinema são exemplos bem vindos de comprometimento verdadeiro com a questão cultural tantas vezes relegas apenas ao discurso!
E, pela primeira vez, cada um dos nossos 853 municípios poderá contar com pelo menos uma biblioteca!
A criação do Circuito Cultural tem, portanto, pra nós, uma outra dimensão: a dimensão simbólica e, por isso, saudamos a preciosa e corajosa escolha do Governo do Estado de, entre tantas alternativas, preservar e oferecer esse patrimônio às múltiplas faces do fazer da Cultura.
O Circuito Cultural vai marcar uma nova fase na vida da nossa Belo Horizonte e vai forçar aquele que é a principal marca do nosso Estado: a nossa identidade cultural.
Os homens e os governos de sonhar e ousar fazem diferença. Mas os homens e governos capazes de sonhar, ousar, e transformar o sonho e a ousadia em realidade, fazem muita diferença.
Nesse momento em que o senhor se prepara para deixar o cargo de Governador de Minas Gerais, receba o reconhecimento de: Affonsinho, Beth Carvalho, Celso Adolfo, Eder Santos, Graça Ottoni, Gustavo Penna, Helvécio Ratton, Tutti Maravilha, Paulo Pederneiras, Samuel Rosa, Sara Ávila, Sideral, Ziraldo."
Veja os nomes de todos os artistas que assinaram este documento na Agência Minas.
Pra quem reclamava que BH não tinha grandes atrações turísticas, agora temos o maior complexo cultural do Brasil! Parabéns Aécio e todos de sua equipe que trabalharam por isso!
ResponderExcluir