terça-feira, 31 de agosto de 2010

“Minas deve ser altiva, independente e forte”, diz Aécio Neves

Ex-governador afirma que mineiros vivem importantes avanços e não querem volta ao passado


O ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado Federal, defendeu hoje (31/08) a autonomia e a independência de Minas frente ao governo federal. Em campanha em Unaí, no Noroeste do Estado, ao lado do governador Antonio Anastasia e do ex-presidente Itamar Franco, Aécio classificou como ultrapassada a tentativa de intimidação feita pela chapa adversária, que defendeu o atrelamento do governador de Minas ao governo federal.

Aécio Neves afirmou que o governador de Minas deve representar os mineiros e exclusivamente a eles deve prestar contas, e não aceitar imposições ou intervenções nacionais, como ocorreu na escolha da chapa do PMDB-PT nessas eleições.

“Isso me faz lembrar aqueles que defendiam o discurso do regime autoritário, que diziam que o Governo do Estado tem de estar atrelado ao governo federal. O Governo do Estado não precisa estar atrelado ao governo federal. Minas deve ser altiva, independente e forte, por representar os interesses dos mineiros. Me surpreendeu muito a fala do candidato que busca com seu discurso fazer com que Minas retorne aos tempos da imposição, quando o governo federal indicava os nossos governantes. Os governantes de Minas são indicados pela população de Minas e apenas à população de Minas Gerais esse governante deve satisfação”, afirmou.

Indicadores mineiros são melhores no país
Aécio Neves lembrou que nem sempre os interesses do governo federal coincidem com os interesses do Estado. O ex-governador destacou, como exemplo, a atual concentração de recursos em poder da União que, contrariando os interesses dos estados brasileiros, dificulta que os recursos arrecadados sejam investidos diretamente em favor da população nos municípios.

“Muitas vezes temos de disputar uma distribuição maior de recursos para investimentos em nossas regiões, enquanto o governo federal vai no caminho da concentração dos recursos”, afirmou Aécio Neves.

O ex-governador afirmou que o salto de desenvolvimento ocorrido em Minas nos últimos anos é clara demonstração da autonomia e da capacidade do Estado. A economia mineira foi a que mais cresceu e gerou mais empregos no país. Na área social, o Estado antecipará em três anos a meta nacional de erradicação da pobreza e, segundo o próprio Ministério da Educação (MEC), as escolas públicas mineiras são as melhores do país.

“Minas hoje vai muito bem. Minas cresce mais do que o Brasil. Enquanto o Brasil cresceu 9% na sua economia no primeiro trimestre, Minas cresceu 12,2%. Dos empregos com carteira assinada criados no Brasil, 20% estão em Minas Gerais. Temos o melhor ensino fundamental do Brasil e nenhum outro estado atrai tantos novos investimentos quanto Minas Gerais. Queremos continuar avançando ou vamos retroceder a tempos dos quais não temos muitas boas lembranças?”, disse o ex-governador.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Pesquisa EM Data confirma virada de Antonio Anastasia em Minas

Nova pesquisa mostra Anastasia a um ponto percentual de ultrapassar Hélio Costa. Ibope já apontou Anastasia à frente

A primeira rodada da pesquisa realizada pelo Instituto EM Data desde o início da disputa eleitoral confirma a virada das eleições em Minas Gerais. Os números divulgados hoje (30/08) pelo jornal Estado de Minas mostram que o governador Antonio Anastasia está a um ponto percentual de ultrapassar o seu principal adversário, Hélio Calixto Costa, do PMDB, de acordo com a pesquisa espontânea. A pesquisa mostra a tendência de crescimento da candidatura de Antonio Anastasia, pois 55% dos mineiros querem a continuidade dos programas e ações do atual Governo de Minas. Os números também revelam que 52% dos entrevistados já aprovam a gestão do atual governador, no cargo a há apenas cinco meses.

“Me senti muito satisfeito com os resultados da pesquisa EM Data, que confirmam a tendência já apontada em todas as outras pesquisas”, afirmou na manhã desta segunda-feira o governador Anastasia, antes de embarcar para o Sul de Minas, onde visita os municípios de Varginha e Itajubá.

Pesquisa espontânea
Na medição onde os eleitores declaram espontaneamente o voto ao candidato escolhido, o governador Antonio Anastasia tem 21% da preferência dos eleitores e está a um ponto de ultrapassar o seu principal adversário. Na pesquisa estimulada, governador tem 32% das intenções de voto e se aproxima do candidato Hélio Calixto Costa, que tem 39%. De acordo com o EM Data, 18% dos eleitores ainda não definiram o seu voto. A pesquisa divulgada pelo Estado de Minas ouviu 1.100 eleitores, de 51 cidades mineiras, entre os dias 26 e 29 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 65.768/2010.

Liderança consolidada
Na pesquisa do Ibope divulgada dois dias atrás o governador Antonio Anastasia já ultrapassou Hélio Costa. Antonio Anastasia tem 35% das intenções de voto contra 33% do seu principal adversário, que caiu cinco pontos em menos de uma semana. Os novos números do Ibope mostraram ainda que, na soma dos votos válidos, o governador Antonio Anastasia tem 49% das intenções de voto e está apenas a um ponto e mais um voto de vencer as eleições em Minas no primeiro turno. No caso de um eventual segundo turno, Antonio Anastasia também seria eleito. Segundo o Ibope, ele tem 37% das intenções de voto contra 36% do outro candidato.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

“Vamos subir mais e passar à frente”, diz Anastasia sobre Datafolha

Governador já lidera pesquisa espontânea e cresce 12 pontos na estimulada


O governador Antonio Anastasia disse que o grande crescimento da sua candidatura confirmado hoje (27/08) pela nova pesquisa Datafolha é resultado do reconhecimento dos mineiros ao trabalho do Governo de Minas nos últimos oito anos e às novas propostas apresentadas agora à população. A pesquisa divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela Rede Globo de Televisão mostra o crescimento de 12 pontos de Anastasia na preferência dos eleitores mineiros. Um salto de 17% para 29% em apenas duas semanas. O Datafolha também confirma que o candidato Hélio Costa estacionou e o seu percentual de intenção de votos está estagnado.

“Nós já estamos subindo. Eu já tinha essa perspectiva, esse sentimento, pelo que estou vendo na Capital, na Região Metropolitana e no interior do Estado. Ou seja, as pessoas apoiando, aplaudindo, reconhecendo, subindo o nosso nome. Ainda vamos subir mais e vamos passar à frente. Estou muito otimista. Já estamos na frente na espontânea, na mesma pesquisa, em todo o Estado, na Região Metropolitana bem mais na frente. Isso significa que a nossa estratégia está correta”, disse o governador, em entrevista, antes de iniciar sua participação no Fórum das Entidades de Classe Empresariais de Minas Gerais, na manhã desta sexta-feira, em Belo Horizonte.

Enquanto Anastasia apresenta um salto de crescimento nas intenções de voto em Minas, a situação de seu principal adversário é oposta. O candidato do PMDB, Hélio Costa, permanece estacionado nas pesquisas desde julho e não apresentou evolução nas intenções de voto, segundo o Datafolha. A diferença entre os dois candidatos, que era de 26 pontos percentuais, caiu quase metade e hoje é de apenas 14 pontos.

O número de indecisos que, na última pesquisa era de 24%, caiu para 16%, mostrando que os eleitores têm optado por Antonio Anastasia por avaliarem que ele é o candidato mais preparado para conduzir o Estado nos próximos quatro anos.

Preferência dos mineiros
Na espontânea, Antonio Anastasia cresceu oito pontos percentuais e chegou a 17% das intenções de voto. Já o candidato do PMDB também está estacionado, com 14% das intenções.

A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 23 e 24 de agosto. Foram ouvidas 1.261 pessoas, em 52 municípios de Minas Gerais. A margem de erro de três pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 64.318/2010.

A pesquisa Datafolha confirma a tendência de crescimento contínuo que o governador Antonio Anastasia vem apresentando nas últimas semanas e apontados por outros institutos de pesquisa. Na última segunda-feira (23/08), o Ibope já mostrava um crescimento de 6% nas intenções de voto no governador. O mesmo instituto também mostrou que, em três semanas, a diferença entre Hélio Costa e Antonio Anastasia caiu de 18 para 11 pontos percentuais.

Já o Instituto Vox Populi, na pesquisa do dia 13/08, mostrou que a diferença entre os dois candidatos caiu de 24 pontos percentuais para apenas 10. O governador Antonio Anastasia teve um crescimento de 8 pontos percentuais e Hélio Costa, uma queda de 6 pontos.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Anastasia vai criar Rede Mineira de Inclusão dos Jovens

Governador também vai ampliar programas já em execução como Poupança Jovem, Fica Vico! e Ensino Profissionalizante

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, apresentou na noite de quarta-feira (25/08), no programa eleitoral gratuito da TV, a proposta de criação da Rede Mineira de Inclusão dos Jovens, um programa destinado a dar novas oportunidades de trabalho para os jovens estudantes mineiros. Todos os alunos que concluírem o Ensino Médio pela rede pública terão a oportunidade de trabalhar durante três meses, com salários custeados pelo Governo do Estado. As vagas serão criadas dentro dos próprios órgãos estaduais (escolas, postos de saúde, autarquias, fundações, entre outros) e por meio de uma rede empresas privadas parceiras do programa.

“Durante três meses, todo aluno que se formar no ensino médio terá oportunidade de trabalhar, ser remunerado por isso e ganhar experiência fundamental para entrar bem no mercado de trabalho”, afirmou o governador Antonio Anastasia.

Durante o programa gratuito da TV, Anastasia também afirmou que, reeleito, ampliará os programas e ações iniciados no Governo Aécio Neves voltados aos jovens, como o Ensino Profissionalizante, o Fica Vivo! e o Poupança Jovem, que atende 54 mil alunos das escolas públicas desde 2006.

Pelo Poupança Jovem, os jovens que concluem o ensino médio e uma série de atividades extra-classe, recebem um benefício de R$ 3 mil para estimulá-los a dar continuidade aos estudos ou iniciar a vida profissional. O programa também contribuiu para reduzir a evasão escolar no ensino médio: a taxa de permanência dos alunos no Poupança Jovem cresceu de 86,4% em 2007 para 97,4% em 2009. No ano passado, o Governo do Estado investiu R$ 44 milhões no programa e este ano estão previstos mais R$ 75 milhões.

Ensino Profissionalizante e Fica Vivo!
O governador afirmou que ampliará também o Programa de Ensino Profissional que atende 137 mil estudantes em 380 municípios oferecendo 60 diferentes cursos profissionalizantes ministrados em escolas estaduais e em instituições parceiras municipais, privadas ou ligadas ao Sistema S (SENAC e SENAI). Serão investidos R$ 240 milhões no programa até 2010.

Quanto ao Fica Vivo!, a intenção é expandir o programas para mais cidades mineiras. O programa de controle de homicídios já reduziu em mais de 50% a criminalidade nas comunidades onde está implantado. São 25 núcleos em Belo Horizonte e mais 15 cidades do interior que oferecem 649 oficinas de esporte, cultura, comunicação e atividades técnico-profissionalizantes.

“Vamos dobrar o número de alunos assistidos pelo Poupança Jovem, de 54 mil para 100 mil. O Ensino Profissional gratuito vai passar de 137 mil para 400 mil jovens e vamos dobrar o alcance do Fica Vivo!, este programa extraordinário, reconhecido internacionalmente”, afirmou o governador.

Futuro das novas gerações
Antonio Anastasia afirmou que a continuidade desses programas é fundamental para proteger os jovens, criando novas oportunidades para o futuro das novas gerações.

“O resultado é que o Fica Vivo reduziu as taxas de crimes violentos em comunidades em que foi implantado. Por isso mesmo, sabemos que esses programas são fundamentais e não podemos parar neles, temos que continuar investindo criando novas alternativas para os jovens, porque proteger os nossos jovens é proteger o nosso futuro, as futuras gerações de mineiros”, afirmou.

O programa eleitoral de Antonio Anastasia destacou o caso do estudante de Uberlândia, Jeferson Barbosa Silva, atendido pelo programa Fica Vivo!. Em depoimento comovente, o jovem destacou que deixou a criminalidade depois que passou a frequentar as oficinas culturais e profissionalizantes do Fica Vivo!.

“Eu era mais de rua, gostava de viver só bagunçando na rua sem saber nada, sem querer saber de nada. Pelo menos uns três, quatro amigos meus entraram nessa e estão presos”, disse o jovem.

A mãe do estudante, Ivaneide Ferreira Barbosa, destacou que o programa mudou a vida de seu filho e da própria família. “Sempre ficava naquela preocupação: o que o meu menino está fazendo em casa essa hora? Na rua tem muita gente para levar para o mau caminho. Lá no Fica Vivo!, ele viu que o estudo que eu queria que ele seguisse, e ele tinha deixada para trás, era o certo. Ele ficou um menino maravilhoso”, disse a mãe.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Em quatro meses de mandato, aprovação do governo Anastasia é de 72%

Pesquisa revela que, em quatro meses de mandato, população aprova gestão do governador

A nova pesquisa Ibope, divulgada na segunda-feira (23/08), demonstra que os eleitores mineiros começam a identificar no governador Antonio Anastasia o perfil do candidato mais preparado para conduzir o futuro de Minas Gerais. O Ibope mostrou que a candidatura de Antonio Anastasia é a que mais cresce no Estado. Em três semanas, Anastasia subiu seis pontos percentuais, atingindo 27% da preferência dos eleitores.

A pesquisa foi divulgada cinco dias após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. Segundo o Ibope, Hélio Costa caiu um ponto percentual e a diferença entre os dois, que há três semanas era de 18 pontos, diminui para 11 pontos percentuais. Os números do Ibope confirmam pesquisa Vox Populi, divulgada na semana passada, que marcou a arrancada de Anastasia no quadro sucessório em Minas Gerais. Segundo o Vox Populi, o governador atingiu 26% das intenções de voto e Hélio Costa caiu para 36%.

O Ibope mediu ainda a aprovação do governo Antonio Anastasia e mostrou ampla aprovação pela população. Em apenas quatro meses de mandato, 72% dos entrevistados já consideram positivo o desempenho do atual governador de Minas Gerais.

Os dados da pesquisa mostram que o governo de Antonio Anastasia já é classificado como ótimo/bom por 51% dos entrevistados. O Ibope mostrou que 21% das pessoas que participaram da pesquisa consideram o governo como regular.

Realidade de Minas
Com o início da segunda semana da veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, a tendência é de que o governador Antonio Anastasia amplie o grau de conhecimento de sua candidatura junto ao eleitorado mineiro e confirme o que já vem sendo observado também nas viagens que tem realizado no interior do Estado. A população começa a perceber de forma mais clara o conteúdo das propostas apresentadas pelos candidatos para então decidir o voto.

No programa veiculado na noite de segunda-feira, Antonio Anastasia mostrou os benefícios à população do Programa Travessia, que foi criado em 2008 pelo governo de Minas, para combater a pobreza nas cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O Travessia desenvolve, por meio de 22 secretarias e órgãos estaduais, ações nas áreas de saúde, educação, geração de renda, infraestrutura urbana, saneamento e capacitação profissional. Atualmente, mais de 4 mil ações simultâneas estão sendo colocadas em prática, beneficiando 2 milhões de pessoas em 230 municípios. O investimento do Governo de Minas no programa soma R$ 600 milhões.

“Estamos realizando programas que estão transformando a realidade de milhares de famílias e ajudando a diminuir as desigualdades entre as regiões. Vamos estender o Travessia para todas as regiões de Minas para termos a verdadeira inclusão social, que é dar dignidade às pessoas”, afirmou Antonio Anastasia no programa que mostrou a satisfação da população com o Travessia no município de Setubinha, no Vale do Jequitinhonha/Mucuri. Até 3 de outubro, as propostas de governo de Antonio Anastasia serão exibidas nos programas veiculados nas emissoras de rádios (7h e 12h) e TVs (13h e 20h30).

Diferença entre Costa e Anastasia cai para 11 pontos

A primeira pesquisa Ibope de intenção de voto da sucessão estadual com levantamento de campo realizado depois do início do horário eleitoral gratuito na TV e no rádio, divulgada ontem, aponta para uma diferença de 11 pontos percentuais entre Hélio Costa (PMDB) e Antonio Anastasia (PSDB). Enquanto Hélio se manteve estável, com 38% das intenções de voto - uma oscilação negativa, dentro da margem de erro, de 1 ponto percentual em relação ao último levantamento, feito entre 26 e 29 de julho, quando o peemedebista tinha 39% -, Anastasia cresceu seis pontos percentuais, passando de 21% para 27%.


Vanessa Portugal (PSTU), Luiz Carlos (PSOL) e Zé Fernando (PV) tiveram, cada, 1% das preferências. Nulos e brancos somaram 7%, e 25% ainda se declararam indecisos. A margem de erro informada foi de 2 pontos percentuais, dentro de um nível de confiança de 95%.

O especial interesse da pesquisa se dá em decorrência de ser o primeiro levantamento da corrida ao governo de Minas que capta o impacto da propaganda política, que começou a ser exibida dia 17. A pesquisa do Ibope foi feita entre os dias 18 e 20, com 2.002 eleitores no estado. Em relação ao levantamento de julho, o quadro de indecisos não se alterou: 25%. E aqueles que pretendem anular ou votar em branco apresentaram oscilação negativa de 1 ponto percentual, dentro da margem de erro dos levantamentos: eram 8%. Também oscilou negativamente Vanessa Portugal, que tinha 2% e agora tem 1%, e Edilson Nascimento (PTdoB), que tinha 1% em julho e agora foi citado por menos de 1%. Portanto, a tendência é de esvaziamento das candidaturas de pequenas legendas e crescimento de Anastasia, o que, com a estabilidade de Hélio Costa, intensifica a polarização da disputa entre PMDB e PSDB.

Senado
A pesquisa Ibope também apontou as intenções de voto para o Senado. Aécio Neves (PSDB) mantém a liderança da disputa, com 69% das intenções de voto. Na última pesquisa ele tinha 70%. A oscilação de 1 ponto percentual ocorreu dentro da margem de erro dos levantamentos. Itamar Franco (PPS), que tinha 39% das preferências, também oscilou positivamente e agora tem 43%. Fernando Pimentel, do PT, que era preferido por 18%, oscilou para 19% das preferências. Marilda Ribeiro (PSOL) foi citada por 2%. Na disputa ao Senado, 8% informam votar branco ou nulo e 30% dizem não saber em quem votar.

Fonte: Estado de Minas

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PSDB repudia atos de censura e pedido de prisão de estudante blogueiro

Hélio Costa pede prisão de estudante de direito e de jornalismo por divulgar acesso a panfleto da CUT que mostra passado de candidato do PMDB/PT ao lado de Fernando Collor


A Executiva Estadual do PSDB e a Juventude do PSDB em Minas Gerais repudiaram, nesta segunda-feira (23/08), as tentativas de censura contra o conteúdo político divulgado na internet que vem sendo feitas pelo candidato da chapa PMDB/PT, Hélio Costa, por meio de ações judiciais. O candidato e ex-ministro das Comunicações pediu ainda a prisão do estudante e blogueiro Gabriel Sousa Marques de Azevedo, presidente do PSDB Jovem de Belo Horizonte, que é titular do blog Amigos do Anastasia, em razão dele ter publicado um vídeo que mostra um panfleto da Central Única dos Trabalhadores (CUT) onde Hélio Costa e o ex-presidente Fernando Collor de Mello aparecem juntos. O panfleto foi distribuído pela CUT em Minas nas eleições de 1990.

O presidente estadual do PSDB, deputado Narcio Rodrigues, divulgou hoje o processo nº 658.383, registrado junto ao TRE de Minas Gerais. Nele, o ex-ministro e candidato pede a prisão do estudante e blogueiro porque Gabriel Azevedo publicou também em seu twitter pessoal um link para vídeo da CUT.

“Estamos vindo a público hoje para repudiar com veemência a tentativa de censura das manifestações de opiniões na internet. Um jovem blogueiro, que é filiado ao PSDB, teve sua prisão pedida pelo candidato Hélio Costa e isso me parece ser uma coisa contra a qual nós temos que lutar. Porque temos o direito de o processo político ser transparente, o direito à opinião”, disse o presidente do PSDB mineiro.

Narcio Rodrigues classificou a iniciativa do ex-ministro como uma clara tentativa de censura à liberdade de expressão. Ele participou de entrevista coletiva, na tarde de hoje, na sede do partido, ao lado de Gabriel, do ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e ex-deputado federal, o ex-embaixador Tilden Santiago, e do presidente da Juventude do PSDB de Minas Gerais, Adriano Faria. Narcio e Tilden são também jornalistas.

“Essa medida mostra um grau de intolerância democrática que não é possível aceitar no Brasil de hoje. Ainda mais vindo de quem vem, de um jornalista que viu a penosa caminhada do Brasil para a conquista da democracia. Então, nós estamos todos, de forma unida, combatendo a ideia de que se possa, de alguma forma, censurar a liberdade de expressão na internet, que é um espaço democrático do debate onde todos devem ter a liberdade de opinião e a oportunidade de se manifestar”, disse Rodrigues.

Passado dos candidatos
Tilden Santiago, que também foi diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), lamentou que o jornalista e ex-ministro Hélio Costa não tenha utilizado a internet para prestar aos eleitores os esclarecimentos referentes ao seu passado político. O candidato optou por uma ação judicial contra a divulgação do vídeo no YouTube.

"É lamentável esse fato. O ministro não precisava colocar na sua biografia esse título de censor da internet, sobretudo ele que como ministro das Comunicações tanto insiste na importância e na ampliação do uso da internet", disse Tilden. E completou: "acho muito estranho que ele não tenha utilizado os meios de comunicação, com a facilidade que ele chega, para explicar porque andava com Collor, porque representava Collor e PC Farias em Minas Gerais naquela época".

Histórico de censura
No dia 03/07, Hélio Costa entrou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com uma ação contra o site de exibição de vídeos YouTube, pedindo a retirada do ar de uma animação onde ele aparecia pilotando uma nave espacial. A ação pedia ainda aplicação de multa contra o estudante por ter veiculado a animação no seu blog. O TRE suspendeu o vídeo no YouTube, mas julgou improcedente o pagamento da multa calculado em até R$ 100 mil.

No dia 17/08, o Blog do Noblat, do jornalista Ricardo Noblat, postou o vídeo do YouTube onde Hélio Costa e Fernando Collor apareciam juntos. Na época, o ex-ministro era candidato ao Governo de Minas e a CUT lembrava do apoio de Hélio Costa a Fernando Collor nas eleições presidenciais de 1989.

Gabriel Azevedo, então, publicou em seu blog um link para que as pessoas pudessem acessar o vídeo no site do jornalista. Novamente, Hélio Costa conseguiu a retirada do vídeo do YouTube por uma liminar judicial, mas não o fez contra o blog do jornalista, que ainda mantém o vídeo publicado.

Por fim, o ex-ministro solicitou à Justiça que o estudante Gabriel Azevedo fosse preso por novamente indicar em seu twitter um link para o blog do Noblat.

Aécio: Anastasia é o único candidato que cresce de forma consistente

Declaração do ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado, sobre a pesquisa Ibope divulgada na manhã desta segunda-feira


“Hoje, nós estamos tendo uma notícia que, na verdade, confirma aquilo que nós já prevíamos: quanto mais conhecido o governador Anastasia se torna, maior a intenção de voto em relação a ele. Esta última pesquisa do Ibope divulgada hoje confirma de forma muito clara o crescimento do nosso candidato e a constatação por parte da população de Minas Gerais de que é importante manter as conquistas desses últimos anos. Anastasia, na verdade, representa a continuidade desses avanços e a pesquisa do Ibope confirma o que a Vox Populi já dizia: Anastasia é o único candidato que cresce, cresce de forma consistente, enquanto o outro candidato cai. E eu continuo muito otimista. A partir de agora, com a mobilização maior das nossas bases, dos nossos companheiros, dos nossos prefeitos, da própria população, eu tenho muita confiança de que o melhor vai ocorrer para Minas Gerais, que é a vitória de Anastasia em primeiro turno.

O número de indecisos também será decisivo para essa eleição. Na verdade, o governador Anastasia, por ser um candidato ainda mais desconhecido, tem uma tendência maior de levar os votos de grande parte dos indecisos. Agora é hora de continuar trabalhando, apresentando as nossas propostas, dizendo com muita humildade, muita seriedade o que foi feito até aqui e aquilo que se pretende fazer. O que eu tenho dito sempre é que a eleição do governador Anastasia garante a Minas progresso, desenvolvimento e impede que haja qualquer retrocesso nas importantes conquistas que tivemos ao longo dos últimos anos. Estou muito otimista e, na verdade, muito feliz com mais essa pesquisa que aponta um grande crescimento do governador Anastasia."

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Aécio critica uso de imagens e projetos do governo por adversários

Ex-governador de Minas ironizou anúncio do Cartão Saúde por adversários, proposta já em fase de implantação pelo Estado e aprovado por 700 municípios mineiros


O ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado pela coligação “Somos Minas Gerais”, voltou a criticar ontem as tentativas dos candidatos adversários em confundir o eleitor, ao fazer associações com a sua imagem e até mesmo lançando mão de programas já executados pelo Governo de Minas. A crítica foi ao uso, no programa eleitoral do PMDB e do PT, da proposta de lançamento do Cartão Saúde, programa já desenvolvido pelo Governo do Estado, com a adesão de 700 municípios mineiros.



“Quem tem esta intenção não age como esperamos que em Minas ajam os homens públicos. É preciso que cada um defenda as suas ideias, para que o eleitor possa, no confronto com essas ideias, escolher o melhor caminho. Nenhum mineiro tem dúvida em relação não apenas ao meu apoio, mas à necessidade de darmos continuidade a esse projeto com Anastasia governador. Eu preferiria ver outros candidatos apresentando as suas propostas”, afirmou Aécio Neves, ao lado do governador e candidato à reeleição, Antonio Anastasia, ontem, durante encontro com lideranças promovido pelo prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.

Aécio Neves vem enfatizando que o projeto do governador Antonio Anastasia e de seu adversário são antagônicos e não possui qualquer similaridade com o projeto encampado pelo candidato do PMDB em aliança com o PT. “Os projetos são antagônicos, eles não se vinculam. Quem quiser ver Minas caminhando na mesma direção, focando na gestão de qualidade, com resultados objetivos na administração pública, com melhoria dos indicadores sociais não apenas no discurso, mas na prática, vai votar em Antonio Anastasia”, disse Aécio Neves.

Cartão Saúde

O Sistema Estadual de Registro Eletrônico em Saúde ou Cartão Saúde já está sendo implantado em Minas e é resultado de um complexo trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde e pelos secretários municipais de 700 dos 853 municípios mineiros. O Sistema foi desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Prodemge, com investimentos de R$ 10 milhões, sob a coordenação de gestores em saúde. Eles trabalharam ao longo dos últimos anos para construir as bases de funcionamento do cartão, que registrará em uma única fonte de dados todas as informações médicas de cada cidadão que utilizar a rede pública.

O processo de compra dos cartões já passou pelas consultas públicas, previstas em lei, e está em fase de licitação. No Orçamento de 2011 já estão aprovados R$ 60 milhões em recursos, para a compra dos cartões, que serão enviados às secretarias municipais de saúde dos 700 municípios que já adeririam ao sistema.

Ontem, o governador ironizou o anúncio no programa eleitoral do adversário de um programa já existente no Estado. “Eu fiquei feliz quando vi ontem o programa de um dos nossos adversários e vejo que ele pelo menos tem acompanhado o nosso programa de governo, porque apresentou algumas ideias muito interessantes, eu diria até que aprovo as ideias apresentadas, porque elas já fazem parte do nosso programa de governo. E algumas delas já estão sendo implantadas por nós, como a questão do cartão, por exemplo. Nosso adversário, não só no discurso, aprova o nosso governo, mas até mesmo nas suas ideias apresentadas, que são exatamente as ideias que nós já estamos implementando. Inclusive, em relação aos hospitais regionais, muitos já com obras iniciadas e alguns até em fase de conclusão”, disse Aécio Neves.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Antonio Anastasia recebe apoio de federações ligadas à Força Sindical

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, recebeu no início desta tarde, no Comitê Central da campanha da coligação “Somos Minas Gerais”, manifesto de apoio à sua candidatura assinado por 217 sindicatos e federações vinculados à Força Sindical. As entidades representam 1,5 milhão de trabalhadores de diversos setores como transporte, comércio, indústria química e de calçados, pesca, mineração e siderurgia, confecção, alimentação, gráficas, concessionárias de veículos, empregados rurais, entre outros.

Desde o início da campanha, o governador já recebeu o apoio de importantes segmentos da sociedade civil como de sindicatos e cooperativas de táxi, ambientalistas, artistas, presidentes e dirigentes das torcidas do Atlético, Cruzeiro, América e Ipatinga, entidades de atendimento a dependentes químicos, Movimento das Donas de Casa e Consumidores, movimentos femininos, movimentos da juventude, além de prefeitos e lideranças municipais de todo o Estado, formando uma grande rede de apoio à reeleição do governador.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Aécio Neves destaca capacidade de articulação política de Alberto Pinto Coelho

“O governador e eu temos uma convergência natural, não nos aproximamos ontem, para buscar votos hoje, ou para legitimar um arranjo eleitoral”, diz vice de Antonio Anastasia


O candidato ao Senado e ex-governador Aécio Neves destacou hoje (18/08) a capacidade de articulação política do candidato a vice de Antonio Anastasia na chapa da coligação “Somos Minas Gerais”, deputado estadual Alberto Pinto Coelho (PP). Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho tem, segundo Aécio Neves, grande conhecimento da realidade social do Estado e será fundamental para garantir a boa governança ao lado de Antonio Anastasia.

“Primeiro como líder de governo, ele teve a capacidade de articular as alianças necessárias para que nós fizéssemos o mais profundo ajuste fiscal já feito em qualquer estado brasileiro. Sem a participação da Assembleia todo o esforço para que Minas readquirisse sua capacidade de investimentos, seria nulo. Depois, como presidente da Assembleia, Alberto Pinto Coelho conduziu com muita competência e seriedade as principais votações que permitiram a Minas entrar neste círculo virtuoso de crescimento”, disse Aécio Neves.

Para ele, a liderança de Alberto Pinto Coelho, sua capacidade de diálogo e seu profundo conhecimento do que ocorre hoje em Minas serão essenciais no futuro mandato do governo Anastasia. “Para que Minas continue a avançar nessa mesma direção”, afirmou o ex-governador Aécio Neves.

Ampla base de apoio e de votos
Parlamentar reconhecido e admirado pela classe política, Alberto Pinto Coelho é hoje uma das principais lideranças em Minas, sobretudo pelo amplo apoio de forças políticas que ele reúne nas mais diversas regiões do Estado. Com 16 anos de mandato, o deputado é votado em 750 dos 853 municípios mineiros. O vice na chapa de Anastasia faz parte de um grupo aprovado por aliança formada entre 12 diferentes partidos, a mais ampla união de forças já ocorrida no Estado.

“Alberto é um vice que, pela sua trajetória pessoal e profissional, pela sua força política, por sua liderança, pela sua densidade eleitoral, será decisivo na sucessão em Minas”, destaca o governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição.

Para o deputado Alberto Pinto Coelho, governador e vice precisam ter histórica sintonia para garantir a governabilidade e o desenvolvimento de ações e programas de interesse da população.

“O governador Anastasia e eu temos uma convergência natural, não nos aproximamos ontem, para buscar votos hoje, ou para legitimar este ou aquele arranjo eleitoral. Sempre tivemos diálogo franco e produtivo. Temos as mesmas crenças e convicções. Não há, entre nós, desconfianças ou constrangimentos, mas identidade de propósitos e mesma visão de futuro. Como candidato a vice, não poderia ter exemplo melhor de contribuição efetiva nas grandes tarefas da governança do que o próprio Anastasia, enquanto vice do nosso grande líder Aécio Neves, cujo trabalho alcança amplo reconhecimento em todo o país”, afirmou.

O parlamentar diferencia ainda o papel de vice e o de governador. Em relação à superexposição do vice, promovida pela chapa adversária, Alberto alerta que o governador é quem tomará todas as decisões.

“Cabe ao vice contribuir. Não cabe ao vice aparecer. Quem tomará as decisões e quem tem a caneta na mão é o governador. Então dar a mesma dimensão (do vice ao governador) é enganar o eleitor, é dar a impressão de que quem vai governar é o vice e não o governador”, disse.

Sintonia política e diálogo no trabalho por Minas
Como presidente do Legislativo desde 2007, Alberto presidiu Comissões, foi líder de bancada e líder de governo. Sua reeleição ao cargo em 2009 contou com 74 dos 77 votos, o que comprova sua liderança e a confiança dos parlamentares. Alberto preside também o Partido Progressista (PP) em Minas e é presidente de honra do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do país, entidade que comandou durante dois anos (2007-2009).

Formado em Administração de Empresas, ele agrega ao trabalho legislativo quase 30 anos de experiência em gestão de empresa estatal. Ocupou cargos de alta gerência e de diretorias nas áreas de gestão administrativa, comercial, planejamento operacional e de marketing. Foi também representante do Ministério das Comunicações em Minas e comandou o Departamento Nacional de Telecomunicações (Dentel-MG).

A confiança dos parlamentares em Alberto Pinto Coelho foi demonstrada em sessão plenária na Assembleia Legislativa quando seu nome foi lançado para a sucessão em Minas. A reação do plenário foi imediata. Até deputados que estão hoje no palanque da oposição ocuparam o microfone para exaltar as qualidades de Alberto Pinto Coelho.
“Ele tem nada menos que o apoio declarado de 57 deputados estaduais, o que significa o apoio de 600 prefeitos”, aponta o deputado estadual Gustavo Valadares (DEM).

O presidente do PSDB mineiro, deputado federal Narcio Rodrigues, ressalta a escolha de Alberto para vice na chapa ao lado de Antonio Anastasia.

“Eleito vice, o deputado Alberto Pinto Coelho será indispensável, inclusive, na consolidação da base de sustentação do governo Anastasia pela facilidade que tem em dialogar e pela competência em construir consensos”, destaca o deputado federal Narcio Rodrigues, presidente do PSDB mineiro.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Aécio Neves e Itamar Franco lideram pesquisa para o Senado Federal

Instituto Datafolha aponta que Aécio Neves tem 68% das intenções de voto e Itamar Franco 47%


O ex-governador Aécio Neves e o ex-presidente Itamar Franco, candidatos ao Senado Federal pela coligação “Somos Minas Gerais” lideram pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Datafolha e divulgada na noite desta segunda-feira (16/08).

De acordo com o levantamento, o ex-governador Aécio Neves obteve 68% das intenções de votos, um crescimento de seis pontos porcentuais em relação à última pesquisa divulgada no dia 24 de julho. O ex-presidente Itamar Franco subiu para 47%. Em julho, tinha 41% da intenção de votos, o que representa aumento de seis pontos percentuais.

De acordo com a pesquisa, Aécio Neves e Itamar Franco serão os dois candidatos de Minas eleitos ao Senado Federal. O terceiro colocado na pesquisa registrou queda de três pontos porcentuais na pesquisa. Em julho, ele tinha 23% das intenções de voto e, agora, passou para 20%. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12 de agosto e ouviu 1264 eleitores em 51 municípios mineiros.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Antonio Anastasia cobra isenção de impostos federais para conta de luz

Governador disse que manterá isenção do ICMS para consumidores mineiros e reitera importância da Cemig para o Estado


O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição pela coligação “Somos Minas Gerais”, reafirmou nesta segunda-feira (16/08) a excelência da Cemig, estatal mineira com melhor desempenho entre as empresas brasileiras de geração de energia elétrica e a maior distribuidora de energia da América Latina. Reeleito, o governador assegurou que a empresa manterá sua política de investimentos com foco na universalização dos serviços para a população e no desenvolvimento de novas fontes de energia, como a eólica. Anastasia cobrou do governo federal a concessão da mesma isenção fiscal que o Governo de Minas já aplica aos consumidores no Estado com o objetivo de baratear a conta de luz.

“Mais da metade da conta de luz é de impostos federais. Então temos que perguntar o que houve na esfera federal? O Governo de Minas isenta mais de 50% dos consumidores residenciais, com 100% de isenção e o Governo Federal não isenta nada”, questionou o governador.

A tarifa cobrada pela Cemig e nos demais estados brasileiros é definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão federal que regula o setor de energia. A tarifa é composta por diversos impostos e contribuições federais. Entre estes estão PIS/Pasep, Cofins, Reserva Global de Energia (RGE), Cota de Consumo de Energia (CCC), Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), além do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é um tributo estadual.

No caso do ICMS, o Governo de Minas isenta 2,8 milhões de consumidores que gastam até 90 kwh/mês, o que corresponde a 60% do total de consumidores residenciais. Entre eles, 1,9 milhão são famílias de baixa renda que, além da isenção do imposto estadual, são beneficiadas com uma tarifa mais baixa, conhecida como tarifa social.

Minas é o estado brasileiro com maior número de municípios, 853. Em São Paulo são 645 e no Rio de Janeiro são 92 municípios. A diferença da extensão territorial dos estados impede a comparação dos custos para fornecimento dos serviços. A Cemig distribui energia elétrica a cerca de 6,5 milhões de consumidores, sendo 5,1 milhões residenciais.

“As tarifas de Minas são diferentes em razão do tamanho do Estado. A rede de distribuição da Cemig é muito maior que a rede de distribuição da Light (Rio) e das empresas de São Paulo”, disse.

100% da população rural atendida
Além da tarifa social, o candidato Antonio Anastasia destacou os investimentos realizados pela empresa no Programa Luz para Todos, de universalização do fornecimento de energia elétrica no campo. Parceria do Estado e do Governo Federal, o Luz para Todos foi iniciado em 2003 e, neste ano, entrou na terceira fase de implantação. Ao final desta etapa, prevista para dezembro deste ano, o Governo de Minas cumprirá a promessa assumida de dotar 100% da população rural do Estado com energia elétrica.

Até dezembro, o número de ligações terá atingido um total de 285 mil consumidores, que representam uma população atendida de cerca de 1,5 milhão de pessoas. Nesse período, o investimento total no programa soma R$ 3 bilhões, sendo 77% desse montante de responsabilidade do Governo de Minas e da Cemig e 23% do Governo Federal.

Na parte do investimento cabível ao Governo de Minas e à Cemig estão recursos do Estado via isenção de ICMS, do próprio caixa da Cemig e empréstimos feitos junto à Eletrobrás, que serão amortizados pela estatal mineira nos próximos anos. Os recursos do Governo Federal são a fundo perdido e originados da cobrança de impostos e de encargos sobre a conta de luz paga pelo consumidor.

“O Luz para Todos é um programa em que mais de 70% dos recursos são provenientes do Tesouro do Estado ou da própria Cemig, através de recursos próprios ou de empréstimos que ela vai pagar. Então, é isso que devemos analisar. Quais são as propostas de universalização, como vamos melhorar a eficiência da Cemig”, destacou Antonio Anastasia.

Energia Eólica
O governador reiterou também a importância da Cemig para Minas e disse que, reeleito, dará prosseguimento ao programa para implantação de usinas eólicas no Estado. A empresa já tem o mapeamento dos locais com maior potencial de geração de energia por meio do vento, uma importante fonte de energia limpa e renovável.

“Nós vamos fazer energia pelos ventos, uma energia muito barata. A Cemig conseguiu fazer um trabalho único no Brasil e lançou esta proposta agora, em parceria com o setor privado. Então é para adiante que se anda”, afirmou Antonio Anastasia.

Aécio Neves destaca bom desempenho de Antonio Anastasia nas pesquisas

“As pessoas estão compreendendo que o governador Anastasia foi responsável por muitos dos avanços que Minas conquistou nos últimos anos”, disse o ex-governador

O ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado, afirmou estar confiante no crescimento do governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição pela coligação “Somos Minas Gerais”. O bom desempenho verificado na pesquisa Vox Populi, divulgada ontem (13/08), mostrou redução de 10 pontos percentuais em relação ao candidato adversário. Antonio Anastasia e Aécio Neves, acompanhados de Itamar Franco, foram recebidos com entusiasmo na manhã deste sábado, no Mercado Central, um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte, que completa este ano 80 anos e reúne mais de 400 comerciantes.

“Anastasia cresceu e cresceu muito. Basta andar pelo Estado. Tenho andado praticamente todos os dias. Já fui a todas as regiões, mais de uma vez. O crescimento é claro e notório por uma razão simples. As pessoas estão compreendendo agora que o governador Anastasia foi responsável por muitos dos avanços que Minas conquistou nos últimos anos. E será o grande responsável pelos novos avanços. Minas está num ritmo de crescimento que impressiona o Brasil; que honra os mineiros. Os mineiros não vão querer interromper este ciclo. Não vão querer apostar no escuro e correr o risco de um retrocesso”, afirmou Aécio Neves.

Propostas na TV e rádio
O governador Antonio Anastasia afirmou que o início do programa eleitoral gratuito na TV e no rádio, que acontece a partir da próxima semana, contribuirá ainda mais para que o eleitor mineiro reconheça em seu plano de governo as melhores propostas para o futuro de Minas.

“Pelo que tenho visto, a diferença vai diminuindo. Acredito que a campanha está esquentando e vai esquentar ainda mais a partir da semana que vem com a propaganda eleitoral. Vamos mostrar ao eleitor, que é o dono do voto, quais são nossas propostas. Vamos continuar trabalhando normalmente, com o mesmo planejamento”, afirmou Antonio Anastasia.

Antonio Anastasia lembra que a sua campanha e a dos candidatos ao Senado Aécio Neves e Itamar Franco é integrada ao do candidato à presidência da República, José Serra.

“O presidente Serra tem vindo a Minas com muita freqüência. Estamos fazendo uma campanha integrada e é claro que o nosso grande esforço será a vitória completa em Minas, ou seja, nossa reeleição ao governo, as duas vagas ao Senado, com Aécio e Itamar e a vitória em Minas e em todo o Brasil com o nosso candidato José Serra”, disse.

Confiança em Anastasia
O ex-presidente Itamar Franco acredita que o resultado das pesquisas aponta o crescimento esperado, em razão da boa aceitação de Antonio Anastasia no interior do Estado, onde muitas vezes a pesquisa não chega.

“Tenho rodado muito o Estado com o governador Anastasia e o governador Aécio. A campanha está indo conforme a nossa previsão. Percebe-se que a aceitação de Antonio Anastasia no interior é muito grande. Vejo o Anastasia com características que interessam ao povo mineiro. Primeiro, ele é um homem culto, simples, sobretudo ético, num país que está faltando muita ética e moralidade. Conhece os programas do Estado. Então, tenho para mim que é o melhor candidato”, afirmou Itamar Franco.

No Mercado Central, tradicional ponto de encontro da capital mineira, é grande a confiança dos comerciantes, donas de casa e turistas nas propostas de Antonio Anastasia. A feirante Eliana Aparecida Silva acredita que Antonio Anastasia dará continuidade aos avanços conquistados no Governo Aécio Neves.

“Anastasia vai fazer o mesmo serviço que o Aécio fez. Aécio fez um serviço muito bom para Minas. Belo Horizonte ganhou obras muito bacanas como a Linha Verde e espero que Anastasia seja a continuação dele.”

O comerciante Wilson Macaoud Patrocínio acredita que Antonio Anastasia vai promover novos investimentos na capital para melhorar o trânsito e o comércio.

“Queremos com Anastasia, a continuidade do trabalho que Aécio fez em Minas Gerais. O comércio ganhou muito com a Linha Verde que facilitou a chegada dos comerciantes ao Centro e resolveu boa parte dos problemas do trânsito”, afirmou.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Lideranças políticas do Sul de Minas recebem os candidatos com festa

Em Pouso Alegre, Aécio Neves destacou que o futuro de Minas depende da reeleição de Antonio Anastasia para garantir novos avanços

“O que está em jogo nessas eleições é o futuro de Minas”, afirmou o candidato ao Senado, Aécio Neves, ao iniciar, nesta tarde, ao lado do governador Antonio Anastasia, e do ex-presidente Itamar Franco, visita a Pouso Alegre (Sul de Minas). Recebido por mais de 300 pessoas no aeroporto da cidade, Aécio Neves afirmou que as ações e os projetos de Minas não podem ser interrompidos e a reeleição de Antonio Anastasia significa a garantia de mais avanços para o Estado.

“O que está em jogo nessa eleição é muito mais do que a vitória desse ou daquele candidato, desse ou daquele partido. Existe um projeto hoje em curso em Minas, que faz do nosso estado o que mais cresce em geração de emprego, o que tem a melhor educação, o que tem mais perspectiva de crescimento para o futuro. E tudo isso precisa ser continuado. Com Anastasia vamos trazer novos investimentos como trouxemos, por exemplo, para o Proacesso e para a segurança pública”, afirmou Aécio Neves.

Aécio Neves afirmou que percorrerá o Estado para lembrar ao eleitor que o projeto de desenvolvimento construído em Minas não pode ser destruído, e que os mineiros não podem deixar interromper o atual ciclo de crescimento que Minas vive.

“Eu vou rodar toda Minas Gerais, conversar com cada amigo, com cada companheiro, dizendo o seguinte: não temos o direito de permitir o retrocesso em Minas Gerais. Não está em jogo o meu partido ou o nome do candidato, está em jogo o que foi construído e que pode ser destruído, porque construir é muito difícil, mas destruir é muito fácil. Eu tenho muita confiança de que o Anastasia vai vencer as eleições porque o mineiro sabe o que nós fizemos”, disse Aécio Neves em entrevista em Pouso Alegre.

Alto Rio Pardo unido em apoio à Anastasia
Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco foram recebidos também por 40 prefeitos da região, que destacaram os importantes investimentos realizados pelo Governo de Minas nos últimos anos.

“Anastasia é o melhor candidato, porque é o melhor para Minas Gerais. Tivemos um grande governo com Aécio Neves e esse governo tem que ter continuidade. Voto nele e os municípios que estão filiados a Amarp (Associação de Municípios do Alto Rio Pardo), que são nove municípios, estão todos fechados com Antonio Anastasia, porque nós temos que representar bem a nossa população. E esse grande governo que o Aécio fez em Minas, que revolucionou o nosso estado, nos trouxe de volta o orgulho de ser mineiros, só vai ter continuidade com a eleição do professor Anastasia”, disse o prefeito de Ipuiuna e presidente da Associação de Municípios do Alto Rio Pardo (Amarp), Hélder Cássio de Souza.

Festa nas ruas de Pouso Alegre
O grande ato político que marcou o encontro com os candidatos reuniu também lideranças políticas municipais, empresariais e moradores da cidade. No aeroporto, os candidatos foram recebidos com foguetório e buzinaço. Eles saíram em carreata pelas principais ruas da cidade. No Centro, a população tomou conta da avenida Doutor Lisboa para acompanhar a caminhada dos candidatos. Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco foram até a Catedral do Bom Jesus na praça Senador José Bento e tomaram café no Restaurante Recreio.

Artigo de Nelson Motta, no Estadão: “Estado de calamidade postal”

Não sou exceção, sou mais uma das incontáveis vítimas do apagão postal e do desastre administrativo dos Correios. Mas tenho uma coluna de jornal.

Casos como o meu se multiplicam todos os dias, com incalculáveis prejuízos para quem confia nos Correios. Recebi no dia 10/8, em Ipanema, um boleto bancário postado no dia 3/8, no Centro da cidade. O envelope levou uma semana, entre dois bairros do Rio de Janeiro. Se viesse a pé teria chegado em duas horas. Os Correios dizem que faltam aviões.
Mas a questão é: quem vai me reembolsar os 10% de multa que fui obrigado a pagar por culpa dos Correios? E a vergonha que passei? Quem paga os prejuízos econômicos e morais dos pagadores pontuais que passam por inadimplentes? Quem se responsabiliza pelo tempo que se perde e o dinheiro que se gasta com atrasos e documentos extraviados?

À enxurrada de reclamações nos jornais, respondem sempre que "os Correios têm não sei quantos anos de serviços prestados, padrão internacional de atendimento, estamos nos esforçando para ?"

Mas nada mudou. Só trocaram o presidente, para engabelar a opinião pública em ano eleitoral. Mas vocês viram a cara do novo chefão dos Correios? Ninguém confiaria uma carta para aquele homem entregar. O apagão postal faz milhares de pessoas honestas e pontuais perderem prazos, pagarem juros injustos e multas indevidas. Se os Correios não são mais confiáveis, não temos opção. O ex-ministro Hélio Costa logo diz que é lobby pela privatização. Mas é o responsável pelas nomeações que fizeram dos Correios o que hoje são.

Aparelhar órgão públicos e estatais, fazer politicagem com cargos, tem um alto custo - para os funcionários e os usuários - tanto em corrupção como no apodrecimento administrativo. As provas vivas são os atuais Correios e as históricas imagens de Mauricio Marinho pegando dinheiro, que levaram à CPI do mensalão.

Assim como carimbam a data da postagem no envelope, os Correios deveriam ser obrigados pelo Procon a carimbar a data da entrega. E assumir as responsabilidades legais pelos prejuízos. Se fosse assim, as indenizações já teriam quebrado os Correios.

Nelson Motta

Fonte: Estadão

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Lideranças de todo o Estado consideram fundamental a eleição da Coligação "Somos Minas Gerais"

Em todas as regiões do Estado, lideranças políticas defendem reeleição de Antonio Anastasia para garantir continuidade aos avanços conquistados pela população

A parceria entre Antonio Anastasia como governador de Minas e Aécio Neves e Itamar Franco como senadores pelo Estado é fundamental para o futuro de Minas. A afirmativa é de todo o conjunto de forças políticas que declararam apoio à reeleição do governador Antonio Anastasia e a eleição do ex-governador Aécio Neves e do ex-presidente Itamar Franco ao Senado Federal.

A forte identidade entre os três candidatos, e um projeto de governo baseado na continuidade e nos avanços de programas e ações implantados no Estado nesses últimos anos, são os pilares do projeto político que está sendo apresentado aos eleitores mineiros pelos candidatos nos encontros realizados em todas as regiões mineiras.
Anastasia, Aécio e Itamar têm percorrido, juntos, as principais cidades mineiras com o objetivo de mostrar claramente a parceria e a aliança construídas com o apoio das lideranças municipais do Estado.

A reeleição de Antonio Anastasia tem hoje o apoio dos principais forças políticas de Minas de vários partidos, entre eles os ex-governadores Hélio Garcia, Rondon Pacheco e Francelino Pereira.

“Ninguém melhor para suceder ou dar continuidade ao governo Aécio/Anastasia do que o próprio Anastasia e é com ele que estamos aqui todos unidos, muito confiantes de que Minas vai continuar avançando. Temos uma grande base de sustentação política, que incorpora hoje mais de 600 prefeitos, mais de 80% de candidatos a deputado estadual e federal. Minas não pode retroceder e voltar a um tempo do qual não temos muita saudade”, afirmou o ex-governador Aécio Neves.

Rede de apoio
Em Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), nessa quarta-feira, Antonio Anastasia recebeu o apoio de 60 prefeitos das regiões dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha em grande ato público à sua reeleição. Dez dias antes, em Montes Claros (Norte de Minas), 83 dos 92 prefeitos que fazem parte Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) se uniram em apoio a Antonio Anastasia. O Norte e os Vales do Jequitinhonha são as regiões mais pobres do Estado e receberam os investimentos mais importantes do Governo de Minas em saúde, educação e infraestrutura.

“Não podemos deixar a administração de Aécio Neves parar. Ninguém melhor para ser um gestor do nosso Estado do que Anastasia. Prova é que Aécio afastou e colocou Anastasia no seu lugar, que já era o vice, e temos por obrigação apoiar essa caminhada de Minas para que não percamos essa evolução na administração pública”, declarou o prefeito de Patis e presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, Valmir Morais (PTB).

O vereador de Teófilo Otoni, Ilter Volmer Almeida (PSDB), afirmou que o apoio à reeleição de Antonio Anastasia é um reconhecimento aos investimentos realizados na região, principalmente nos hospitais que melhoraram o atendimento à população. Segundo ele, a reeleição de Antonio Anastasia é fundamental para dar continuidade aos projetos iniciados no governo Aécio Neves.
“Aécio e Anastasia conseguem congregar. Somos 11 vereadores em Teófilo Otoni e nove estão com o governador. E assim é em toda região. É prefeito, ex-prefeito, oposição, situação, apoiando a sua reeleição. Porque o Estado não pode parar”, disse o vereador.

Triângulo mineiro
Em Uberlândia, 30 prefeitos das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba se uniram, esta semana, a vereadores, comerciantes e produtores rurais para apoiar Antonio Anastasia.

“O governo é parceiro das prefeituras de Minas. Só observar o crescimento econômico da nossa região, as áreas sociais, de educação. É um governo que olha com atenção e carinho o povo mineiro. A gente se sentia separado de Minas. Após o governo Aécio Neves/Anastasia, voltamos a nos sentir mineiros novamente”, afirmou o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP).

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Antonio Anastasia debate propostas e ideias com jornalistas mineiros

Em encontro na Casa do Jornalista, governador ressalta que debate com candidatos é direito do eleitor

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição pela coligação “Somos Minas Gerais”, participou nesta quarta-feira (11/08), em Belo Horizonte, de encontro com jornalistas mineiros. Ao lado do candidato a vice-governador, deputado Alberto Pinto Coelho, Antonio Anastasia apresentou suas propostas de governo, debateu ideias com os jornalistas e destacou a importância da imprensa e da transparência das ações governamentais para a sociedade.

O debate foi promovido pela Casa do Jornalista e contou com a participação de profissionais de veículos de comunicação de Minas e dos dirigentes da entidade e do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais. Antonio Anastasia abriu o encontro explicando porque quer continuar como governador de Minas e destacou a importância da participação dos candidatos ao Governo de Minas nos debates durante o processo eleitoral. A Casa dos Jornalistas e o sindicato da categoria reúnem 3.700 profissionais filiados.

“Sou candidato porque represento um projeto político que participo desde o primeiro momento que estipulamos um novo modo de agir. Um jeito novo de fazer política. Um jeito novo de administrar, de maneira correta e eficiente. Um projeto que nasce em Minas Gerais e tem propósitos estaduais e tem a pretensão de dar continuidade ao modelo de governo que consideramos correto”, afirmou Antonio Anastasia.

TV educativa de qualidade
Em uma hora de conversa, Antonio Anastasia e Alberto Pinto Coelho apresentaram suas propostas e responderam a perguntas dos jornalistas. Antonio Anastasia afirmou que ampliará o alcance das empresas estaduais de comunicação estaduais, a Rede Minas e a Rádio Inconfidência. O governador destacou que a Rede Minas é considerada a melhor emissora de televisão educativa do país e garantiu que manterá os investimentos na expansão do sinal da emissora para todos os municípios mineiros.

“A Rede Minas passou por processo amplo de reformulação e recebeu reconhecimento, inclusive com vários prêmios nacionais. É considerada a melhor TV educativa do país. E é uma TV que é do Estado e não do Governo. O desafio agora é levar o sinal da Rede Minas a todos os municípios mineiros. Conseguimos chegar a fazê-lo, com a ajuda da Assembleia Legislativa, mas temos problemas com torres. É um trabalho que vamos perseguir. As instituições que pertencem ao complexo merecem toda atenção”, disse.

Professor da Família
O encontro não se limitou apenas às questões relacionadas à área da comunicação. Com um formato bem descontraído, todos os presentes puderam fazer perguntas aos candidatos. Questionado sobre quais áreas de governo mereciam atenção especial, Antonio Anastasia respondeu que as áreas de educação, assim como saúde, saneamento, estradas, são fundamentais para desenvolvimento da população.

“A educação não pode vir sozinha. A educação pública só avançou porque há envolvimento da família, quando ela acompanha. Por isso estou criando a proposta do professor da família, para fazer o acompanhamento mais de perto. As famílias têm que estar estruturadas. Têm que ter emprego. Para ter boa educação tem que ter ciclo econômico positivo. E para ter um ciclo econômico positivo, tem que ter grande estrutura, que envolve escolas, saúde, segurança, estradas, comunicação, saneamento. Todas as políticas públicas estão ligadas. Acho que colocando a educação como prioridade, conseguimos evoluir mais rapidamente”, destacou Antonio Anastasia.

Mais saúde
Na área da saúde, Antonio Anastasia assumiu o compromisso de manter os investimentos do Pro-Hosp, programa que modernizou e reformou 130 hospitais do interior de Minas. O governador afirmou que o programa estará focado na construção e ampliação de hospitais regionais, para melhorar o atendimento de média e alta-complexidade, sobretudo nas regiões mais pobres do Estado.

“Antes não havia leitos, por exemplo, no Norte de Minas. Ainda temos em Belo Horizonte um número imenso de pacientes em razão da alta complexidade, que demanda grandes centros. Os hospitais regionais terão atendimento de alta complexidade. Temos que investir nos maiores hospitais regionais, como estamos concluindo, agora, em Uberlândia e temos outros projetos. Também criamos uma rede de transporte que leva as pessoas para fazer hemodiálise, exames, consultas e modernizamos ambulâncias. É essa grande rede que pretendemos continuar fazendo no interior do Estado”, disse o governador.

Ao final do encontro, Antonio Anastasia fez um balanço positivo da conversa e afirmou que se sentiu extremamente à vontade em debater ideias com os jornalistas. “A pessoa quando se dispõe a ser candidato, se dispõe a enfrentar essas dificuldades, mas tem que ter preparo e tranquilidade, e acho que eu tenho. O mais importante é ter a consciência tranquila. E com a consciência tranqüila, apresentamos as ideias porque temos de ter conteúdo”, afirmou o governador.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Antonio Anastasia destaca jeito moderno de governar em sabatina do jornal Folha de S Paulo

O governador Antonio Anastasia participa neste momento, em Belo Horizonte, de sabatina do jornal Folha de São Paulo e do portal Uol. Antonio Anastasia afirmou que se considera apto a exercer a política e destacou a forma moderna de governar.

"Me considero apto a exercer a política. O que muito acontece no Brasil é a chamada politicagem, essa eu desconheço mesmo. De fato, passo ao largo dela. É fácil ver o político negativo. Político negativo é aquele que lamentavelmente está envolvido com denúncias. O método antigo de fazer política é o da demagogia. Uma coisa ultrapassada que já não existe mais. O jeito moderno de fazer política é o que estamos fazendo aqui em Minas com muita honradez e probidade com base em indicadores e resultados.”

Anastasia afirmou que sua candidatura dará continuidade à gestão bem sucedida iniciada com o governador Aécio Neves.

“A minha candidatura não surge por uma ambição pessoal. Há um projeto. Um projeto que deu certo e que queremos que continue, com avanço e inovações. Fui escolhido para não deixar perder o que achamos que é correto”, afirmou Antonio Anastasia.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Antonio Anastasia recebe apoio de lideranças da juventude de Minas Gerais

O governador Antonio Anastasia recebe neste momento manifesto de apoio à sua candidatura à reeleição, durante encontro, na sede do PSDB estadual, com lideranças jovens filiadas a entidades representativas de várias regiões do Estado. Além de entregar o manifesto de apoio, os jovens encaminharam documento com propostas para o Plano de Governo, como a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos medicamentos e a valorização do empreendedorismo.

Trecho do manifesto ressalta que o governo Aécio/Anastasia considerou importante a temática da juventude, criando um órgão específico que permitisse não apenas ao poder público formular ações que atingissem essa camada da sociedade, mas, principalmente, que fosse capaz de dar aos jovens mineiros o apoio necessário para que eles passassem a ser protagonistas de sua própria história.

Nos últimos oito anos, o Governo do Estado realizou importantes investimentos voltados ao desenvolvimento dos jovens mineiros. Os recursos somam cerca de R$ 500 milhões, por meio de projetos como o Poupança Jovem, Fica Vivo, PEP – Programa de Ensino Profissional e Plug Minas.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Para Aécio Neves, debate demonstrou que José Serra é o candidato mais bem preparado

Ex-governador mineiro esteve em São Paulo para acompanhar a participação de seu candidato no primeiro debate entre os presidenciáveis


O ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado por Minas Gerais, elogiou hoje a participação de José Serra, candidato à Presidência, no debate entre os presidenciáveis, realizado ontem (05/08), em São Paulo. Para Aécio Neves, José Serra demonstrou ser o candidato mais bem preparado para se tornar o próximo presidente da República.

“Claramente, o Serra foi superior. No debate, você consegue compreender um pouco mais o sentimento de cada candidato, sem a maquiagem, sem a pré-gravação dos programas eleitorais. Foi positivo o debate. O Serra demonstrou de forma muito clara que está mais preparado”, disse o ex-governador, que participou hoje de caminhada nas cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, ao lado do candidato à reeleição, governador Antonio Anastasia.


Olhar para o futuro
Para Aécio Neves, o primeiro debate entre os candidatos à Presidência foi uma espécie de aquecimento para o futuro da campanha. Ele defendeu que, nos próximos debates, os candidatos foquem mais as propostas e não se atenham a discutir o que foi feito no passado.

“A ministra Dilma fez a tentativa de trazer o debate para o passado, que naturalmente não interessa ninguém até porque comparar governos que exerceram mandatos em circunstâncias tão diversas, quanto Fernando Henrique e Lula, não é nem correto em um momento como esse”, disse o ex-governador. E completou: “Foi um aquecimento. É como um jogo de futebol. Os primeiros 15 minutos os adversários buscam se conhecer um pouco mais. Mas foi positivo para o Serra e ele parte com mais confiança para os próximos debates que virão ainda. Foi um bom momento para a campanha do Serra”.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Aécio denuncia manobra que usa seu nome para confundir eleitor mineiro

Aécio esclarece que seu apoio é exclusivo à Coligação "Somos Minas Gerais"

Aécio Neves reagiu hoje com indignação a tentativas de vincular o seu nome à candidatura do PMDB ao Governo de Minas Gerais.“Desautorizo veementemente qualquer tentativa de vincular o meu nome a qualquer candidatura que não seja a do governador Antonio Anastasia. Trata-se de uma manobra para confundir o eleitor mineiro uma vez que não há nada em comum entre a minha candidatura e a do adversário. Minha candidatura e a de Antonio Anastasia têm o mesmo significado que é exatamente o oposto daquele encarnado pelo candidato do PMDB. A chapa que apoio nessas eleições é composta, além do governador Antonio Anastasia, pelo ex-governador José Serra, candidato à Presidência da República, e o ex-presidente Itamar Franco, ao Senado. Espero que os responsáveis por essa iniciativa tomem as providências necessárias para que fique clara, aos eleitores de Minas Gerais, essa minha posição.”

Governador Antonio Anastasia sanciona lei que altera exigências para ingresso na carreira militar

O governador Antonio Anastasia sancionou, nesta quinta-feira (05/08), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, a Lei Complementar nº 115, que altera a Lei nº 5.301, de 16 de outubro de 1969, sobre o Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais.

A nova Lei altera as exigências para ingresso na carreira militar e passa a exigir o nível superior de escolaridade para o ingresso na Polícia Militar. O ingresso no Quadro de Oficiais da PM será exigido o título de bacharel em Direito. Para ingresso no Corpo de Bombeiros Militar será exigido nível médio de escolaridade.

“O nosso objetivo é melhorar o capital humano das nossas corporações. Estamos dando um passo acertado em favor do aprimoramento da instituição para garantir aquilo que para nós mineiros é um grande valor, a honra de termos no Brasil a melhor Polícia Militar”, afirmou Antonio Anastasia, durante a agenda de governo.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Antonio Anastasia, Aécio e Serra anunciam políticas especiais para pessoas com deficiências

Candidato à reeleição, governador de Minas estudará implantação de passe livre no transporte intermunicipal

Uma banda de música formada por crianças com deficiências recepcionou nesta tarde, em Poços de Caldas, os candidatos Antonio Anastasia, à reeleição, Aécio Neves, ao Senado Federal, e José Serra a presidente. Eles iniciaram na cidade a viagem de campanha pelo Sul de Minas, em emocionado encontro com pessoas portadoras de deficiência, familiares e amigos, realizado na sede da APAE municipal.

O governador Antonio Anastasia propôs homenagem a uma das maiores personalidades brasileiras no trabalho de assistência a crianças em situação de risco social. Ele sugeriu o nome da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns para nomear a rede de 50 hospitais de reabilitação para pessoas portadoras de deficiência, proposta anunciada pelo candidato à Presidência José Serra durante o encontro.

A médica catarinense, vítima do terremoto que atingiu o Haiti no início deste ano, foi uma das idealizadoras da maior parceria já firmada entre o Governo de Minas com a Pastoral da Criança. Por meio de convênio, assinado em 2006, o Estado repassou à instituição R$ 1,5 milhão para o enfrentamento da mortalidade infantil, com ações voltadas para o incentivo ao aleitamento materno e ao combate à desnutrição infantil.

Passe livre
Antonio Anastasia, Aécio Neves e José Serra assistiram à apresentação musical e conversaram sobre os problemas enfrentados pelas pessoas portadoras de deficiência e suas famílias no cotidiano. No encontro, Antonio Anastasia anunciou que, reeleito, implantará o passe livre para o transporte intermunicipal para pessoas com deficiência. A proposta constará no seu Plano de Governo que está sendo elaborado em parceria com entidades e representantes da sociedade civil.

“Recebemos algumas sugestões que vamos incluir no plano de governo, inclusive a questão do passe que vamos analisar da questão do passe para o transporte intermunicipal, para as pessoas portadoras de deficiência, que é uma ideia que será avaliada”, afirmou o governador.

Antonio Anastasia, Aécio Neves e José Serra reuniram-se também com prefeitos e lideranças municipais de Poços de Caldas e da região. O encontro reuniu cerca de 300 pessoas no Hotel Palace, um dos mais tradicionais da cidade. Os candidatos receberam o apoio público de prefeitos da região que esperam contar com Antonio Anastasia para dar continuidade às importantes políticas sociais criadas no governo Aécio Neves.

“Aécio Neves foi um grande governador para Minas e olhou com muito carinho para a minha cidade, Caldas. Antonio Anastasia, pelo qual temos um grande carinho, também olhou para o nosso município. Então, temos um grande compromisso com ele. Se Deus quiser vamos vencer as eleições em Minas e ele vai continuar sendo governador do Estado. O Aécio colocou Minas no rumo certo e acredito que o Anastasia, sendo essa inteligência, esse homem tão bacana que ele é, vai dar continuidade ao governo do Aécio Neves”, afirmou Hugo Camacho (DEM).

O prefeito de Poços de Caldas, Paulo Cesar Silva (PPS), também reiterou seu apoio a Antonio Anastasia. “Anastasia, juntamente com Aécio Neves, colocou Minas Gerais no rumo certo. Transformaram e tiraram Minas do caos e hoje é o estado que mais se desenvolve, mais gera emprego, que mais cresce no país. Isso é demonstração da política do choque de gestão, de que quando se tem pessoas certas, comprometidas, as coisas acontecem. E para o bem de Minas Gerais isso não pode parar”, afirmou o prefeito.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Antonio Anastasia e Aécio Neves querem campanha transparente e verdadeira

Em Montes Claros, onde recebeu apoio de 83 prefeitos do Norte de Minas, governador diz que debate é fundamental para eleitor conhecer candidatos

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, defendeu hoje em Montes Claros (Norte de Minas) a transparência e o debate de propostas na campanha eleitoral. Ao lado do ex-governador Aécio Neves e do ex-presidente Itamar Franco, candidatos ao Senado Federal, Antonio Anastasia afirmou que a sociedade espera dos candidatos clareza na apresentação de propostas e que os debates são fundamentais para que o eleitor possa avaliar a capacidade e o compromisso daqueles que se propõem a administrar o país e o Estado.

“Vamos apresentar as propostas e esperamos que tenhamos em Minas uma campanha de alto nível, uma campanha de debates, inclusive com os debates que já estão marcados. Isso é importante para que o eleitor mineiro, inclusive atendendo ao que recomenda o Tribunal Eleitoral, conheça os candidatos, conheça profundamente seu passado, sua história, seu perfil, suas qualidades e o que ele fez”, afirmou o governador.

Compromissos cumpridos
Em sua chegada a Montes Claros, Antonio Anastasia recebeu o apoio público de 83 dos 92 prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amans). Ele ressaltou que até 3 de outubro percorrerá todas as regiões do Estado para apresentar aos eleitores propostas dos programas e projetos que estarão no seu Plano de Governo e que serão honrados e cumpridos, assim como Aécio Neves e ele já fizeram ao longo de oito anos.

“Faremos uma campanha extremamente propositiva, apresentando nossas propostas, nossas ideias. Vamos apresentar naturalmente aquilo que foi feito ao longo dos últimos anos e mostrar o que significa a continuidade. Como vamos avançar nas diversas políticas públicas, em educação, saúde, segurança e infraestrutura”, afirmou Antonio Anastasia durante entrevista.

Verdade na prestação de contas
O valor da transparência e do compromisso com a verdade junto aos eleitores também foram destacados pelo candidato ao Senado Aécio Neves em Montes Claros. O ex-governador foi enfático ao afirmar que durante oito anos o governo de Minas se pautou pela transparência nas informações sobre a gestão do Estado e adotou de forma inédita no país a divulgação para a sociedade das metas de trabalho em todas as áreas do governo: na educação, saúde, segurança, obras e finanças públicas. Minas é o único Estado brasileiro a tornar público os resultados da administração em 100% dos programas e ações governamentais.

Pesquisa realizada pelo Portal G1 sobre transparência nos portais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal elegeu o Portal do Governo de Minas com a melhor nota entre todos os demais em razão da facilidade das consultas dos dados e do detalhamento das informações disponibilizados ao público, com fornecimento de informações até mesmo sobre os repasses de recursos aos municípios.

“Se queremos em Minas uma campanha onde o debate das ideias prevaleça, é necessário que todos os candidatos, em especial o nosso adversário, comecem a falar de dados concretos, de propostas consistentes. O candidato está hoje na obrigação de dizer qual foi o dia e a quem foram solicitadas informações sobre dados do governo que não foram transmitidas a ele”, afirmou Aécio Neves.

O ex-governador destacou, ainda, que as informações governamentais e a prestação de contas à sociedade foram publicadas durante toda sua administração nos sites e nos portais do Governo de Minas. Os dados só foram retirados da internet, além do período da campanha eleitoral de 2006, a partir do último dia 3 de julho, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na Resolução 23.089/2009. A medida foi publicada em toda imprensa mineira. As informações, no entanto, permanecem sendo prestadas pelas secretarias de Estado e pelos órgãos públicos.

Aécio Neves disse que responderá a todas as inverdades que serão apresentadas aos eleitores mineiros durante a campanha. “Daqui por diante qualquer inverdade, qualquer acusação em relação ao governo nesses últimos anos será respondida diretamente por mim”, afirmou o ex-governador.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Governo Antonio Anastasia tem avaliação positiva de 76% do eleitorado mineiro, aponta Ibope

Pesquisa mostra que mineiros aprovam a maneira que Antonio Anastasia administra Minas

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, obteve avaliação positiva de 76% dos mineiros entrevistados pelo Ibope, em pesquisa divulgada realizada no Estado. Com apenas quatro meses de mandato, a administração de Antonio Anastasia é considerada ótima/boa por 52% dos entrevistados e como regular por 24%.

A pesquisa Ibope mostrou ainda que 61% dos entrevistados aprovam a maneira como Antonio Anastasia administra o Governo de Minas, confirmando o Instituto Datafolha, em levantamento divulgado no dia 27 de julho que mostrou o mesmo índice de aprovação. Na pesquisa Datafolha, Antonio Anastasia foi considerado o segundo governador mais bem avaliado do país entre os que assumiram o cargo no dia 31 de março.

Esta avaliação mostrou que o índice de popularidade de Antonio Anastasia foi de 141 (em uma escala que vai de 0 a 200), o segundo mais alto do país, superado apenas pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), primeiro colocado no ranking de governadores brasileiros e que cumpre mandato desde 2006.

A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 26 e 29 de julho de 2010, com 1.806 eleitores de diversas regiões do Estado, com idades variadas e grau de escolaridade e nível de renda diferenciados.

Campanha de Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco ganha as ruas de Belo Horizonte

Voluntários colam adesivos com fotos e números dos candidatos reforçando o apoio à campanha

A campanha da coligação “Somos Minas Gerais” ganhou mais visibilidade hoje na capital com a distribuição de adesivos para os vidros traseiros dos carros. Quem passou na manhã deste sábado (31/07), pela Praça do Papa, em Belo Horizonte, afixou no veículo mais esta novidade da campanha, que a cada dia empolga mais os mineiros.

Os adesivos trazem as fotos e os números de Antonio Anastasia, candidato à reeleição, e Aécio Neves e Itamar Franco, candidatos ao Senado Federal. Todos os sábados, a coligação “Somos Minas Gerais” realizará blitze na Praça do Papa e em outros pontos da capital para distribuir o material. Os adesivos são perfurados para não atrapalhar a visão dos motoristas ao fazer as manobras.

Além dos adesivos, a blits da coligação distribuiu kit com bottons, folhetos e adesivos menores. A campanha oferece, ainda, adesivos exclusivos para torcedores de futebol. Atleticanos e cruzeirenses levam adesivo com o escudo do time e a frase “Somos Anastasia, Aécio e Itamar”.

Voluntários nas ruas
A mobilização atraiu dezenas de voluntários que confirmaram o apoio à candidatura de Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco. O advogado Carlos Cerqueira chegou cedo para participar do movimento e ajudar na divulgação da campanha dos candidatos da coligação.

“Aécio Neves e Antonio Anastasia consertaram Minas Gerais ao arrumar as contas e organizar a parte financeira. Com o Choque de Gestão, colocaram o Estado no cenário nacional de forma respeitada”, disse ele.

O funcionário público Marcelo Araceli afirmou que a continuidade do trabalho desenvolvido por Antonio Anastasia à frente do Governo de Minas é fundamental para trazer novas melhorarias aos mineiros. “Eu acredito na continuação. Uma mudança agora só iria atrapalhar. Aécio e Anastasia valorizaram a juventude. Além disso, quem gosta de viajar pelo interior de Minas percebeu quantas melhorias eles fizeram nas estradas com o Proacesso”, disse.

A consultora de marketing, Ariadne Brandão, também colou o adesivo no vidro traseiro do carro. Ela destacou o trabalho realizado pelo Governo de Minas nos últimos oito anos. “Eu sempre apoiei o Aécio. E o Anastasia foi um grande diferencial do governo dele. Também acho que o Alberto Pinto Coelho, como vice de Anastasia, vai ser um grande apoio. Minas teve um grande avanço e não pode parar”, completou.